ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Secretário de Segurança recebe diploma do Exército

Homenagem foi durante a solenidade dos 110 anos da Brigada Manoel Marques de Souza 1º

Por Tânia Magalhães 23-02-2018 | 13:14:01

O aniversário de 110 anos da Brigada Manoel Marques de Souza 1º, patrono da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz), foi comemorado com honras, homenagens e confraternização na manhã desta sexta-feira (23). O secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, representou a prefeita Paula Mascarenhas nas festividades.

Durante a solenidade, foram conferidos diplomas de Amigo do Exército em reconhecimento a serviços prestados por diversas pessoas e instituições. O secretário Aldo Bruno foi um dos homenageados.

Fotos: Marcel Ávila

O comandante da 8ª BIMtz, general Carlos Alberto Dahmer, conduziu a cerimônia, acompanhado pelo comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, ex-comandante da 8ª Brigada, general João Taceli Finamor Machado, diretor do Foro, juiz Marcelo Cabral, chefe do Estado Maior da 8ª Brigada, coronel Marcos Napoleão, e representante do Legislativo, vereador Luiz Henrique Viana (PSDB).

O general Dahmer lembrou que Manoel Marques de Souza 1º, nascido em Rio Grande em 1743, foi o primeiro gaúcho a se tornar general de Exército, devido aos seus feitos heroicos. Juntamente com o vice-almirante José Renato, depositou uma corbélia de flores junto ao quadro do patrono da 8ª BIMtz.

No dia do aniversário de 110 anos do patrono da Brigada, o comandante Dahmer comentou que a 8ª BIMtz foi criada em 23 de fevereiro de 1908 em Santa Maria. Em Pelotas, instalou-se na atual sede em 1985.

“A 8ª BIMtz destaca-se com relevante participação em fatos marcantes da história e está sempre pronta e em condições de cumprir qualquer missão que lhe for conferida”, afirmou o general.

Para encerrar, o comandante da Brigada Manoel Marques de Souza 1º destacou o comprometimento do Exército com um futuro de estabilidade, legalidade e democracia para o Brasil.

Amigo do Exército, homenagem, aniversário 110 anos Brigada