ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Semana da Diversidade é aberta com criação do Conselho LGBT

Prefeita também nomeou encontro das ruas Barão de Santa Tecla e Doutor Cassiano como travesti Juliana Martinelli

20-11-2018 | 12:15:36

Da segunda-feira (19) até o domingo (25) Pelotas celebra sua Semana da Diversidade, mostrando que o público LGBT pertence a todos os lugares, e todos os lugares também lhe pertencem. Na abertura das atividades, realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, a prefeita Paula Mascarenhas sancionou duas importantes decisões, que aproximam a cidade de uma convivência de mais respeito e inclusão: o decreto 6.129 regulamentou o Conselho Municipal de Direitos e da Cidadania LGBT em Pelotas, e o decreto 6.127 nomeou a esquina das ruas Barão de Santa Tecla e Doutor Cassiano como travesti Juliana Martinelli.

Fotos: Gustavo Vara

As assinaturas foram acompanhadas por representantes do movimento e parceiros das entidades organizadoras da Semana da Diversidade: Grupo Também, ONG Gesto, Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Levante Popular da Juventude, Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugen) da UFPel, Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gênero e Diversidade Sexual do Colégio Municipal Pelotense (Diversus) e Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (Geeur), que também representam, conforme destacou a prefeita Paula, a causa da tolerância, da harmonia entre as pessoas e do respeito as pessoas. A chefe do executivo ainda destacou o orgulho em poder sancionar os decretos.

“Nós estamos no caminho certo. Evoluindo no sentido da tolerância e do respeito às diferenças que são tão positivas, tão ricas. Que nos fazem melhores na aceitação do outro, na compreensão de que o outro é diferente, mas que tem os mesmos sentimentos, angústias, medos e sonhos, e que participa dessa grande aventura de ser humano”, disse a prefeita.

Os secretários de Cultura e Governo, Giorgio Ronna e Clotilde Victória, respectivamente, bem como a vereadora Daiane Dias (PSB), acompanharam a abertura oficial da Semana da Diversidade, que contou ainda com o hasteamento da bandeira do Orgulho LGBT na sacada da Prefeitura.

Fotos: Gustavo Vara

Parada da Diversidade

Seguindo o tema deste ano “Todo Lugar é LGBT”, a Parada da Diversidade, programada para o próximo domingo (25), chega a um novo e tradicional espaço frequentado pelos pelotenses: o Mercado Central. O organizador do evento, Gengiscan Pereira, enfatizou a importância de o público LGBT ocupar estes espaços e mostrar que está em todos os cantos, enfrentando as adversidades. A programação do evento prevê ainda rodas de conversa, mostras artísticas e peças teatrais, e caminhada de divulgação da Parada da Diversidade.

A representante do Nugen – UFPel, Márcia Monks, enfatizou ainda o combate a violência, especialmente contra o público trans, como uma das principais bandeiras do movimento, que busca dar maior visibilidade a essa parcela da população que sofre na pele com a falta de respeito. Justamente por isso a nomeação da esquina das ruas Barão de Santa Tecla e Doutor Cassiano como travesti Juliana Martinelli, ativista que morreu no ano passado, é tão significativa.

Quanto ao Conselho, ele possibilita que sejam criadas políticas públicas com base na experiência dos movimentos LGBT, dando mais segurança e garantia de respeito aos direitos.

"Essa causa é muito mais do que uma causa de governo. É uma causa das pessoas que acreditam no seu potencial, que acreditam e respeitam o outro. Que acreditam que podemos criar uma sociedade de paz, de aceitação. Queremos fazer de Pelotas uma cidade que tem orgulho, assim como eu, da sua diversidade”, finalizou Paula.

Confira a programação da Semana da Diversidade:

semana da diversidade, conselho lgbt, parada da diversidade, decreto