ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Serviço de limpeza é restabelecido em escolas e unidades de saúde

Trezentos e quatro funcionários da Caroldo Prestação de Serviços trabalham nos 69 educandários da zona urbana e nas 50 UBSs

Por Ascom 24-06-2019 | 15:17:58

Foi restabelecido, nesta segunda-feira (24), o serviço de limpeza e higienização das 69 escolas municipais da zona urbana de Pelotas, bem como, das 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na última semana, as secretarias de Educação e Desporto (Smed) e de Saúde (SMS) firmaram contrato com a empresa Caroldo Prestação de Serviços. Ao todo, 304 profissionais trabalham nas unidades escolares e de saúde – 230 nos educandários e 74 nas UBSs. 

Há duas semanas, a empresa que, até então, executava o serviço de limpeza dos espaços públicos – a Labor Serviços de Asseio e Conservação Ltda. – solicitou à Prefeitura a rescisão amigável do contrato, declarando não ter condições de cumprir determinadas obrigações, como pagamento de salários e direitos trabalhistas. Desta forma, o Município, que sempre pagou a empresa em dia, fiscalizou e tomou todas as precauções para que houvesse continuidade na prestação dos serviços, decidiu fazer uma rescisão unilateral com a Labor.

Em função da interrupção da limpeza, a Smed precisou suspender as aulas na zona urbana de 12 a 19 de junho. O secretário Artur Corrêa esclarece que os dias letivos serão compensados proporcionalmente ao período, encurtando o recesso escolar correspondente às férias de julho. O titular da pasta também enfatiza que quase a totalidade dos funcionários ligados à Labor foi contratada pela empresa atual, contemplando o pedido da Prefeitura para que os trabalhadores não fossem prejudicados pela rescisão. 

Saúde

Todas as unidades básicas de saúde já contam com a atuação das suas respectivas higienizadoras, informa o secretário interino de Saúde, Leandro Thurow. Desde o anúncio da rescisão até a contratação da Caroldo, o atendimento nas casas de saúde não foi interrompido. Isso porque várias secretarias remanejaram profissionais, que somados a servidores da SMS e a apenados do Mão de Obra Prisional (MOP), projeto do Pacto Pelotas pela Paz, executaram a limpeza das unidades.

Tags

escolas, ubs, educação, saúde, limpeza, higienização

Carregando 0%
Carregando 0%