ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Start realiza oficina de currículos

Jovens trabalham a primeira impressão em seleção de emprego

30-10-2018 | 17:33:07

O primeiro contato com a empresa pretendida na busca por um emprego é marcante. A apresentação e o currículo devem estar alinhados para atrair o interesse dos contratantes e, quem sabe, já garantir uma oportunidade. Essas primeiras impressões foram abordadas no Projeto Start nesta semana, que contou ainda com uma oficina para elaboração dos currículos dos jovens participantes.

Fotos: Gustavo Mansur

Na aula desta terça-feira (30), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, as psicólogas Janete Ramalho e Letícia Dallmann explicaram de forma objetiva o processo de elaboração do documento. “É o primeiro contato, a carta de apresentação, por isso é fundamental que tenha as informações corretas e precisas, com uma boa formatação”, ressaltou Letícia.

Moradora do Navegantes, Carolina Amaral da Costa, 20 anos, aproveita as aulas para esclarecer as dúvidas e dar um gás na busca pela inserção no mercado de trabalho. Ela avalia como positivo ter a chance de entender melhor o funcionamento dos processos seletivos e se sente mais capacitada para as entrevistas. O Start também tem mexido com os sonhos dos adolescentes. Continuar estudando, conseguir uma vaga de estágio e juntar dinheiro para custear uma faculdade passou a ser a meta de Emily Hermann dos Santos, que aos 15 anos já desenha um futuro que vai muito além das ruas do bairro: atuando na área da saúde e ajudando a salvar vidas.

Como forma de incentivar que mais pessoas sejam beneficiadas pelo Projeto que integra as atividades de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, os jovens devem criar uma iniciativa de intervenção em suas comunidades, seja para trazer luz sobre problemáticas específicas de quem vive ali o dia a dia, ou melhorar o cotidiano com ações simples, valorizando o local. Já na próxima semana os participantes começam a dar vida a suas ideias, que serão apresentadas na última semana de novembro.

Projeto Start

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, e surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididas em seis módulos, as aulas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.

A primeira turma, composta por 55 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 se formou em setembro, e dez dos adolescentes já estão empregados. Com esse retorno positivo, a procura pelo Start aumentou, e a segunda turma tem cerca de 150 estudantes do Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal.

Tags

pacto pelotas pela paz, projeto start, emprego

Carregando 0%
Carregando 0%