ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

UFPel inicia comemorações do aniversário de 49 anos

Coquetel no Museu do Doce marcou o lançamento da logomarca alusiva ao cinquentenário da instituição

09-08-2018 | 11:47:08

As celebrações do 49º aniversário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram início na noite desta quarta-feira (8), no Museu do Doce, com a realização de um coquetel e o lançamento das atividades comemorativas ao seu cinquentenário – entre elas, a divulgação da logomarca alusiva à data. A prefeita Paula Mascarenhas, com histórico de graduação e docência na instituição de ensino, reforçou a importância da Universidade para o Município e à Região Sul.

Fotos: Gustavo Vara
“A UFPel cumpre sua missão de transformar a vida das pessoas, modificar a cidade e a paisagem urbana, além de colaborar para os desenvolvimentos local e regional e estar presente em todas as pautas que dizem respeito ao nosso futuro”, afirmou Paula.

O reitor Pedro Curi Hallal salientou o papel significativo que a Universidade exerce na região e explicou que, apesar da UFPel estar prestes a celebrar meio século de existência, enquanto agrupamento de entidades, já possui faculdades centenárias, como as de Agronomia, Odontologia e Direito, além do Conservatório de Música, que completou cem anos em 2018.

Marca eleita pela comunidade

A UFPel decidiu compartilhar a escolha da marca que simboliza os seus 50 anos. O estúdio Suldesign, entidade ligada ao Centro de Artes da instituição, foi responsável por desenvolver as três propostas que estiveram em votação até dia 5 de agosto. Com 1109 votos (49,7%), a opção associada ao conceito de prosperidade, que lembra o símbolo do infinito e representa vida longa à universidade, foi escolhida como a marca oficial, que guiará as comemorações do cinquentenário.

O coquetel, sob responsabilidade do curso de Gastronomia da UFPel, apresentou um cardápio valorizando a Região Sul e contou com o trabalho do professor e chef Alcides Gomes. A UFPel, que conta com oito pró-reitorias e 22 unidades acadêmicas, atualmente é responsável pelo ensino de cerca de 20 mil alunos, entre graduação, mestrado, doutorado, especialização e ensino a distância.

Confira as fotos da reportagem, em alta resolução, neste link do Flickr da Prefeitura.

ufpel, aniversário, cinquentenário