ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vacinação contra a gripe atinge 77% em Pelotas

Quase 97 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe em Pelotas. Ainda há doses disponíveis

18-06-2019 | 14:30:08

Nessa terça-feira (18), Pelotas alcançou pouco mais de 77% de cobertura vacinal, imunizando 96.864 pessoas. O foco continua sendo o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação encerrada no dia 31 de maio. Desde o início de junho, toda a população pode tomar a vacina, o que elevou a procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades.

Segundo o departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), a orientação é de que a população procure as unidades de referência para vacinação. O setor lembra ainda que os postos são orientados a manter uma reserva técnica destinada às crianças, pois aquelas que nunca foram vacinas contra a gripe precisam tomar uma segunda dose 30 dias após a primeira.   

Saiba mais

Veja qual vacina tomar em cada fase da vida

Nesse caso, as equipes precisam guardar doses para a segunda etapa de vacinação dos pequenos, que está garantida no município. O departamento lembra ainda que as UBSs estão trabalhando com as vacinas restantes, que podem acabar a qualquer momento, sem previsão de envio de mais unidades por parte do Ministério da Saúde.  

Público prioritário

O Governo do Estado orienta que o município continue priorizando estratégias voltadas à população prioritária, cujo risco de desenvolver complicações graves é maior. Fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação: gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.  

Tags

saúde, vacinação contra gripe, sms

Carregando 0%
Carregando 0%