ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vigilância encontra 21 focos do mosquito Aedes

Número foi registrado desde o início do ano e inclui focos de A. aegypti e A. albopictus, responsáveis pela transmissão de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya

18-02-2019 | 16:10:31

A Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams) da Prefeitura está preocupada com a grande quantidade de focos de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus encontrados na cidade. Desde o início do ano, 21 pontos foram identificados, sendo que em mais de dez já haviam larvas dos insetos. Regiões da Balsa, Centro, Laranjal, Três Vendas e Fragata já registraram a presença de focos.

Nesta quarta-feira (20), equipes da Vigiams farão mutirão no Balneário dos Prazeres, onde nove casos ocorreram. Quando focos são identificados, é delimitado um raio de 300 metros a partir do local e inicia-se uma Pesquisa Vetorial Especial (PVE), além de limpeza mecânica (retirada de entulhos e inservíveis) e química (fumacê/fumaça e vaporização de Ultrabaixo Volume). Também são realizadas visitas domiciliares na área.  

Os mosquitos estão relacionados à transmissão de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya. A Vigiams alerta que o calor associado à umidade potencializa a reprodução dos mosquitos. 

“Pedimos a colaboração dos moradores para que recebam nossas equipes em suas residências, assim como do restante da população, para que cumpram a sua parte, a fim de que não surjam novos focos”, solicita a chefe da Vigilância, Isabel Madrid.  

Os agentes trabalham sempre identificados com o uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde e com um crachá, que contém o seu número de matrícula. Qualquer dúvida em relação ao atendimento da Vigiams, pode ser esclarecida pelo 3284-7759, telefone do Programa de Combate ao Aedes.

Sem água acumulada

A Vigilância Ambiental recorda que a melhor maneira de prevenir a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos é eliminando a água parada. Os moradores devem conferir seus pátios e jardins, a fim de não deixar água da chuva acumulada, seja em pneus e objetos variados ou até em pratos ou vasos de plantas.

Saiba como combater a proliferação de mosquitos

Tags

vigilância ambiental, mosquito, foco, dengue, sms

Carregando 0%
Carregando 0%