DIABETES MELLITUS

O termo "diabetes mellitus" (DM) refere-se a um transtorno metabólico de causas heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia (açúcar alto) e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1999).

O DM vem aumentando sua importância pela sua crescente prevalência. A prevalência de DM nos países da América Central e do Sul foi estimada em 26,4 milhões de pessoas e projetada para 40 milhões, em 2030. No Brasil, dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2011, indicam que a prevalência de diabetes auto-referida na população acima de 18 anos aumentou de 5,3% para 5,6%, entre 2006 e 2011. O estudo apontou, que o DM aumenta de acordo com a idade: 21,6% dos brasileiros com mais de 65 anos referiram a doença, um índice bem maior do que entre as pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos, em apenas 0,6% são pessoas com diabetes.

Os fatores de risco relacionados aos hábitos alimentares e estilo de vida da população estão associados a este incremento na carga de diabetes globalmente (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2003). É um problema de saúde considerado Condição Sensível à Atenção Primária, ou seja, evidências demonstram que o bom manejo deste problema ainda na Atenção Básica evita hospitalizações e mortes por complicações cardiovasculares e cerebrovasculares (ALFRADIQUE, 2009).

O município disponibiliza para os usuários com Diabetes os medicamentos (Metformina 850mg e Glibencamida 5mg) nas UBSs e a Insulina somente na Farmácia Municipal e Farmácias Distritais.

Também são disponibilizados para os usuários insulino dependentes, fitas e glicosímetro para o auto monitoramento da glicose capilar. Documentos necessários para cadastro de retirada de fitas HGT:

Receita médica SUS do uso de insulina (atualizada);

Carteira de identidade e CPF (originais)

Comprovante de endereço de Pelotas no nome do usuário ou com declaração do dono do imóvel que o mesmo reside no local;

Solicitação médica (SUS, atualizada) do uso de aparelho para controle de glicemia com a quantidade de medições diárias;

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do setor administrativo:
3284 - 7709 no horário das 14h às 17h.

Carregando 0%
Carregando 0%