ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Emei Navegantes entra em fase de acabamentos

Nova escola será destinada a crianças com idades entre zero e 5 anos

Por Tânia Magalhães 21-03-2019 | 12:20:58

Com a Prefeitura à frente, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Navegantes entra em fase de acabamentos. Carpinteiro, eletricista e pintor executam os serviços da etapa atual, sob responsabilidade da empresa Modelar Engenharia e Construções Ltda. No momento, as salas de aula passam por pintura interna, em tons de branco/gelo e barra colorida – a externa já está concluída.

Emei Navegantes com obras em andamento – Fotos: Janine Tomberg

O secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, acompanha o andamento das obras sob gerência da arquiteta Estela Azeredo (Seplag) e supervisão de Julian Gouvea (Modelar). Eles informam que, de fevereiro para cá, foram realizadas a revisão, a recuperação e a readaptação da rede elétrica e da cobertura do prédio, assim como das estruturas e das placas do forro.

Os acabamentos envolvem múltiplos serviços, incluindo aberturas de vidro do pátio interno coberto e do acesso à escola, piso vinílico nas salas de aula, ligação da caixa d’água à rede do prédio, Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), instalação da rede lógica, colocação de granito nas pias e bancadas, placas metálicas (perfurites) junto às aberturas, e a rede elétrica externa.

Vizinhança na expectativa

O casal Dori e Nilza Helena Gebhartt mora na frente da porta de entrada da futura escola. Ambos aguardam com ansiedade pela conclusão da obra, que classificam como “de grande qualidade”.

Casal Dori e Nilza Helena – Foto: Janine Tomberg

“Estamos recebendo muito bem a nova vizinha. Antes, havia apenas um campo sem utilidade. Agora, uma bela construção, com grande alcance social, preenche o terreno vazio. A escola vem para trazer segurança e acolhimento a crianças e dar tranquilidade às mães que trabalham fora. O projeto é muito bonito e há bastante capricho na obra”, garantem Dori e Nilza Helena.

Daltro Gonçalves da Silva – Foto: Janine Tomberg

Para Daltro Gonçalves da Silva, morador nas proximidades da Emei Navegantes, “a escola vai valorizar o bairro, além de oferecer carinho, orientação e proteção às crianças, deixando os pais descansados”.

Maria Cristina Boeira – Foto: Janine Tomberg

Maria Cristina Lopes Boeira mora perto da nova Emei e afirma que “o Navegantes estava precisando de uma escola de educação infantil para zelar pelas crianças, evitando que, futuramente, andem pelas ruas, e facilitar a vida de mães que precisam trabalhar e passam por dificuldades de encontrar um local para deixar os filhos”.

Saiba como vai ser a Emei

A Emei Navegantes está em construção na rua Doutor Mário Meneghetti, 1.380. A obra foi paralisada no meio do ano passado, por abandono da construtora. A Prefeitura, entendendo a importância da instituição de ensino infantil para a comunidade do bairro, licitou o projeto novamente. A empresa Modelar foi vencedora e iniciou a execução da edificação em fevereiro deste ano.

Fotos: Janine Tomberg

A escola é padrão do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e se divide em salas de aula e multiúso, sanitários, fraldários, área coberta para recreio, parque, refeitório, dependências para atividades administrativas e de serviços, pedagógicas, recreativas e esportivas.

A Emei Navegantes será frequentada por crianças com idades de zero a cinco anos e 11 meses. As turmas serão divididas por faixas: I - de zero a 11 meses; II – de um ano a um ano e 11 meses; III – de dois anos a três e 11 meses; pré-escola – de 1 a cinco anos e 11 meses.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

emei navegantes, educação infantil, acabamentos, pintura, construção em etapa final