ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Emei Paulo Freire lança obra na 46ª Feira do Livro

Alunos, de 5 e 6 anos, distribuíram autógrafos pela sua mais recente produção ‘Ipirelo e seus amigos’

Por Luiza Meirelles 08-11-2018 | 17:51:42

O sorriso estampado no rosto dos pequenos autores da Escola de Educação Infantil (Emei) Paulo Freire, do Dunas, não escondia a satisfação em lançar e autografar a sua mais recente produção literária na 46ª Feira do Livro, nesta quinta-feira (8). A publicação ‘Ipirelo e seus amigos’ apresenta um compilado de desenhos, esculturas e textos feitos pelas crianças, de 5 e 6 anos, referente a uma visita que realizaram ao Museu Oceanográfico, em Rio Grande. Cerca de 200 exemplares foram distribuídos à comunidade escolar.

Fotos: Gustavo Mansur

No local, os alunos de pré 1 e 2 conheceram as diversas espécies que lá habitam, inclusive, o Ipirelo, um leão-marinho que encantou os visitantes e inspirou o título da obra. Em cada página, encontra-se a representação feita por um deles sobre o que observaram durante o passeio, até mesmo as centenas de fotos presentes no Museu. Pinturas de peixes, estrelas-do-mar, golfinhos e outros animais marinhos colorem as 57 páginas da produção.

“Isso prova que eles são capazes de fazer muitas coisas. Incentiva a autoestima e que sejam autores da sua própria história”, disse a professora Eliane Milach.  

As professoras que acompanhavam os 14 alunos, destacaram como o trabalho alegrou os pequenos e também os sensibilizaram à causa ambiental, uma vez que ouviram no Museu diversas histórias sobre animas que ali receberam tratamento e cuidados após sofrerem com a poluição do meio ambiente. 

Visita ao Museu Oceanográfico motivou a produção do livro 'Ipirelo e seus amigos'. Fotos: Divulgação

Incentivo à leitura

A elaboração do livro é uma das estratégias utilizadas pelo educandário para demonstrar a importância da leitura desde a infância. Atualmente, as turmas do pré se mobilizam para a criação de uma nova publicação, desta vez, acerca da cultura da paz e das práticas que levam a uma boa convivência.  

O trabalho também contou com o engajamento dos professores da Emei, Tatiane Resende, Angelica da Silva, Juliana Mesquita, Adriana Dieguez, Suélen de Sá, Diovana Silva, Lucien Santos, Luis Silveira e Lisarb Ribas.

Tags

lançamento do livro, emei paulo freire, museu oceanográfico, feira do livro

Carregando 0%