Secretarias
e Orgãos
Secretarias
Órgãos
Secretarias
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
Coordenar e orientar as atividades da Procudoria perante orgãos da administração direta e indireta, do poder Judiciário e do Legislativo; Distribuir processos por áreas de atuação; Analisar minutas de contratos e convênios.
Telefone: (53) 3310-1350
E-mail: pgm@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Cristiane Grequi Cardoso
Desde que chegou à Prefeitura, teve diversas experiências – foi procuradora adjunta entre 2001 e 2003, integrou o Conselho Municipal do Plano Diretor (Conplad), o Conselho Deliberativo do Prevpel e a Comissão Municipal de Avaliação do Estágio Probatório.
Paralelo à Procuradoria, foi professora substituta nas disciplinas de Direito Processual Civil e Responsabilidade Civil na Faculdade de Direito UFPel. Também foi instrutora de Processo Civil e Direito do Trabalho na Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde). Nos dois casos, utilizou a experiência como procuradora.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo gerenciar e administrar a rede municipal de ensino, elaborar as pol íticas, planos, programas, projetos e convênios afinados com açôes na área de educação.
Telefone: (53) 3199-0514
E-mail: gabinete.smedpelotas@gmail.com
Currículo de Mauro Burkert del Pino
SECRETARIA DA FAZENDA
A Secretaria Municipal de Receita tem como objetivo principal a Arrecadação de Tributos, divididos em: ISSQN que é o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, que tem por finalidade manter os registros de empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços do Município, IPTU que é devido pela pessoa física ou jurídica, chamado de contribuinte, que possui imóvel na zona urbana do município, ITBI que é a transmissão inter-vivos,a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis, DÌVIDA ATIVA: abrange os créditos a favor do município, cuja certeza de liquidez foram apurados, por não terem, sido efetivamente arrecadados nos prazos estabelecidos.
Telefone: (53) 3309-5943
Celular: (00) 00000-000
E-mail: secretaria.fazenda@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Fabio de Souza Silva
Desde 2010 é auditor de tributos da Secretaria da Fazenda. Atuou na área de contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública, Tributária e Auditoria. Também trabalhou como professor da Uniasselvi, em 2009 e 2010; como contador da Prefeitura de Mostardas, de 2004 a 2010; como contador da Câmara de Vereadores de Rio Grande, entre 2002 e 2004.
É riograndino, e vive em Pelotas há 15 anos.
SECRETARIA DA MULHER
Secretaria Municipal da Mulher é responsável pela formulação, coordenaçâo, execução e acompanhamento de políticas e diretrizes de garantia dos direitos das mulheres, bem como a elaboração de campanhas educativas e antidiscriminatórias e da implementação de legislação sobre ações afirmativas de igualdade de gênero e de combate à discriminação.
Telefone: (53) 3199-0672
Celular: (00) 00000-000
E-mail: centrodamulherpelotas@gmail.com
Currículo de Marielda Barcellos Medeiros
Trabalhou no Colégio Municipal Pelotense de 1988 a 2011, onde foi professora da Educação Infantil e Anos Iniciais, do Magistério, e coordenadora. Também foi supervisora da Coordenadoria de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação (SME); responsável pela área da Diversidade na 5ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE); e pela da Educação das Relações Étnico-Raciais, na Secretaria Estadual da Educação. Atuou em duas escolas para pessoas com deficiência, Louis Braille e Alfredo Dub.
É coordenadora e fundadora do Centro Cultural Marrabenta/Pelotas-Maputo; ativista social e cultural do Movimento Negro Unificado; integrou o Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra/RS, como conselheira representante da Região Sul, e como vice-presidente.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos tem como objetivo promover a gestão das informações funcionais e políticas de recursos humanos, sendo responsável pela administração e valorização da saúde e segurança do trabalho, bem como exercendo a gestão de frotas, do patrimônio documental, mobiliário e imobiliário dos órgãos públicos municipais da Administração Direta.
Telefone: (53) 3199-8315
Celular: (00) 00000-000
E-mail: sarh.gabinete@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Carla da Silva Cassais
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Assistência Social Órgão gestor das Políticas Públicas de Assistência Social. Entre as ações estão os Programas Inclusivos na área da Promoção Social; Proteção Social Básica; Proteção Especial de Média Complexidade; Proteção Especial de Alta Complexidade e Projetos Especiais de Inclusão Social.
Celular: (53) 99290-314
E-mail: sas.pelotas@gmail.com
Currículo de Raquel Zorzolli Nebel Moraes
Raquel ganhou destaque durante dois momentos críticos – a pandemia da Covid-19, em que muitas pessoas perderam a fonte de renda, e a enchente de maio de 2024, quando muitas famílias precisaram sair das suas casas. Nos dois períodos, ela coordenou as equipes que atendiam a população em situação de mais vulnerabilidade, em Pelotas.
Durante os últimos 14 anos, passou por diversos setores: foi coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica, de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Criança Feliz, e trabalhou na implantação do Cras Três Vendas. Como técnica, atuou nos SCFV da Santa Terezinha e Getúlio Vargas; no planejamento, monitoramento e avaliação dos serviços da SAS; no monitoramento da Rede Socioassistencial e assessorou secretários e os serviços do Sistema Único de Assistência Social. Além disso, foi conselheira e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Secretaria Municipal de Comunicação tem como função a de organizar as ações de publicidade institucional do Poder Executivo Municipal, em conjunto com as secretarias municipais, sendo responsável pelas campanhas de utilidade pública.
E-mail: secom@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Lúcio Rafael Peres Barreto
Em mais de 15 anos de experiência no mercado publicitário, trabalhou com publicidade tradicional e comunicação digital. Há mais de 13 anos, atua na comunicação do atual prefeito – em campanhas, na coordenação da Comunicação na Assembleia Legislativa, no gabinete de deputado e na assessoria de comunicação da Trensurb.
SECRETARIA DE CULTURA
A secretaria tem a missão de formular, promover e executar políticas públicas voltadas à identificação, preservação, difusão, ao acesso e incentivo da cultura em toda a sua diversidade. Dia do Patrimônio, Sete ao Entardecer, o ProCultura, Feira do Livro, Semana de Pelotas, Mercado das Pulgas e Programação de Verão são algumas das ações desenvolvidas pela Secult.
Telefone: (53) 3040-0007
Celular: (00) 00000-000
E-mail: secultpel@gmail.com
Currículo de Carmen Vera Roig
É servidora municipal desde 1989. Fez parte da equipe que criou a primeira Secretaria de Cultura de Pelotas, em 2001, e no mesmo ano foi coordenadora da Unidade de Execução de Projetos do Monumenta, programa do Ministério da Cultura que visava a preservação do patrimônio cultural e urbano, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com os recursos do Monumenta, Pelotas restaurou prédios históricos tombados pelo Governo Federal, e vários outros edifícios que compõem o patrimônio cultural de Pelotas.
SECRETARIA DE DEFESA CIVIL
Tem como objetivo desenvolver protocolos e açôes preventivas de socorro, asststenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, bem como monitorar dados e definições de estado de criticidade ambiental.
E-mail: email@email.com.br
Currículo de Milton Rodrigues Martins
Nasceu em Canguçu, e vive em Pelotas há 65 anos.
SECRETARIA DE EMPREENDEDORISMO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Secretaria de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação é responsável por formular e implementar políticas públicas voltadas ao crescimento econômico sustentável, promovendo a geração de emprego e renda, mediante a criação de estratégias para atrair investimentos, apoiando o empreendedorismo local, com foco em micro, pequenas e médias empresas, incentivando a economia criativa e a diversificação da matriz econômica, sempre considerando os princípios da eficiência administrativa e da inclusão social.
E-mail: email@email.com.br
Currículo de nome secretario
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL
Realizar cadastros de imóveis rurais e fornecer certidões de CCIR, através do posto do INCRA situado no prédio da Secretaria, elaborar projetos e fornecer assistência técnica às atividades agropecuárias, fiscalizar os serviços higiênico-sanitários nos abatedouros e fábricas de embutidos, realizar o registro de marcas de animais, construir e conservar as estradas, pontes e pontilhões, bem como executar projetos, expandir e fazer manutenções na área de eletrificação rural, executar obras e ações em geral para a infra-estrutura rural
Celular: (53) 99922-7684
E-mail: sdr@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Anderson Fernandes Schimidt
SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE
Secretaria Municipal de Esporte tem como função planejar, coordenar, supervisionar e avaliar planos e programas de incentivo aos esportes e ações de democratização da prática esportiva e inclusão social por meio dos esportes, bem como desenvolver e implementar políticas públicas relacionadas ao esporte no município.
E-mail: email@email.com.br
Currículo de Fabiano Ornel
Foi diretor administrativo da Secretaria de Segurança Pública de Pelotas entre 2022 e 2023, conselheiro tutelar entre 2020 e 2022, e assessor parlamentar (Câmara de Vereadores?) de 2017 a 2019.
SECRETARIA DE GOVERNO
Secretaria Municipal de Governo, que é responsável pelas relações institucionais, e a coordenação da representação política, bem como pela assistência ao Prefeito em suas relações com os órgãos da administração municipal.
E-mail: secretaria.governo@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Miriam Paz Garcez Marroni
SECRETARIA DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) é a responsável pelas questões habitacionais de Pelotas. Está sob a sua responsabilidade a regularização fundiária das áreas de posse do Município; por programas como o Banco de Materiais, que arrecada sobras de construções e reformas para redistribuir a famílias em situação de vulnerabilidade; e pelas inscrições, pré-seleção e acompanhamento dos beneficiários dos programas do Governo Federal Minha Casa Minha Vida e Cartão Reforma.
Celular: (53) 99940-8872
E-mail: shrf@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Marta da Rosa e Silva
É servidora estatutária da Prefeitura de Pelotas desde 2004. Iniciou sua atuação na Secretaria de Habitação e Cooperativismo, como chefe de regularização fundiária. Entre 2005 e 2006, foi chefe de Serviço de Regularização Fundiária e Loteamentos Populares, da Secretaria de Habitação e Obras. Em 2006 passou a atuar na Secretaria de Cultura (Secult). Fez parte do Departamento de Memória e Patrimônio, da Comissão Técnica do Plano Diretor, e do Conselho Municipal do Plano Diretor (Conplad), com a temática da habitação de interesse social, planejamento urbano e patrimônio cultural. De 2010 a 2013 participou da elaboração do Plano de Ação de Pelotas para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.
Durante três anos – 2014 a 2016 – foi cedida para a Prefeitura de Rio Grande, onde foi superintendente de Habitação e secretária adjunta da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária.
SECRETARIA DE IGUALDADE RACIAL
Secretaria Municipal de Igualdade Racial tem como funçào planejar, coordenar e executar políticas públicas para promover a igualdade racial e combater o racismo.
Celular: (53) 99141-1026
E-mail: smir@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Júlio César Pinto Rodrigues
SECRETARIA DE OBRAS E PAVIMENTAÇÃO
Executa serviços de reparo, manutenção e implantação de pavimentação nas vias públicas localizadas no meio urbano do município de Pelotas.
E-mail: gabinete.smop@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Rogério Araújode Salazar
Entre 1997 e 1999, foi assessor jurídico na Câmara de Vereadores de Pelotas; entre 2001 e 2004, diretor administrativo e financeiro da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel). De 2011 a 2012, e de 2022 a 2023, foi assessor da Assembleia Legislativa; e de 2012 a 2018, assessor parlamentar da Câmara dos Deputados. Foi secretário de Obras Saneamento e Habitação do Governo do Estado, de 2018 a 2019; atuou na Subchefia parlamentar da Casa Civil do Governo do Estado, de 2019 até 2022, e de 2023 a 2024. Ainda em 2024, foi subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público da Secretaria Estadual de Obras Públicas.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que tem por objetivos coordenar, no âmbito do Poder Executivo, a elaboração de projetos para a captação de recursos junto a instituições Nacionais e Internacionais, bem como estabelecer o planejamento estratégico, no acompanhamento e na avaliação das ações de governo em todos os órgãos do Poder Executivo Municipal.
Telefone: (53) 3227-1513
Celular: (00) 00000-000
E-mail: seplag@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Salvador Mandagará Martins
Foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, de 1999 a 2001 e de 2007 a 2019; procurador geral do Município, de 2001 a 2004; secretário de Governo da Prefeitura de Pelotas, de 2003 a 2004; assessor parlamentar da Assembleia Legislativa, de 2019 a 2023; chefe de gabinete do diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), de 2023 a 2024.
Nasceu em Três Passos, no noroeste do Estado, e vive em Pelotas desde 1984.
SECRETARIA DE QUALIDADE AMBIENTAL
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) atua no âmbito das políticas ambientais como a responsável pela emissão de licenciamentos, fiscalização de infrações e educação ambiental. Coordena também a arborização do Município, desde o planejamento até a execução do plantio de novas mudas, manutenção e supressão de árvores. Recebe também as solicitações da população para podas.
Celular: (53) 99171-2870
E-mail: sqa@pelotas.com.br
Currículo de Márcio Souza da Silva
Foi chefe de gabinete do Conselho de Desenvolvimento Econômico, em 2002; assessor do Ministério da Educação em 2004; e gerente executivo de Assuntos Parlamentares e Federativos, em 2024. Entre 1996 e 2001 foi secretário de quatro áreas na Prefeitura de Gravataí: de Assuntos de Segurança, de Desenvolvimento Econômico, de Educação e de Governo. Também foi vereador entre 2005 e 2012.
É natural de Porto Alegre. Mora em Pelotas desde o início de 2025.
SECRETARIA DA SAÚDE
Secretaria de Saúde: A SMS é responsável pela gestão do Sistema Único de Saúde no município e de todas as políticas públicas voltadas à saúde pública.
Celular: (53) 99112-6094
E-mail: smspelgabinete@gmail.com
Currículo de Ângela Moreira Vitória
Professora titular da UFPel, tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atuou na atenção primária à saúde, Sistema Único de Saúde (SUS) e gestão em saúde.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
Criada em 2017, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) gerencia as ações e políticas públicas para a proteção da sociedade e do patrimônio público municipal. Coordena ainda as ações estratégicas da Guarda Municipal, através da ROMU, ROCAM, Patrulha Escolar, Patrulha Rural e Guarda Patrimonial. Administra o Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), acompanha as imagens do município através do Centro Integrado de Operações Municipal (CIOM) onde também está localizado o telefone de emergência da GM (153), além de desenvolver projetos de prevenção.
Telefone: (53) 3221-328
E-mail: smsp@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Major Márcio Medeiros
SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS E INFRAESTRUTURA
A SSUI é responsável pela Limpeza Urbana, Microdrenagem urbana de vias não pavimentadas, Limpeza da orla da Laguna dos Patos, Manutenção da rede de iluminação pública, Manutenção de vias não pavimentadas (patrolamento e ensaibramento), Cemitério Municipal da Boa Vista, Banheiros Públicos e pela Fábrica de Brinquedos (confecção e implantação de brinquedos nas praças públicas).
Celular: (53) 99175-5853
E-mail: email@email.com.br
Currículo de Mateus Cosen
Foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de 2017 a 202; e da Câmara de Vereadores de Pelotas, de 2021 a 2024. Durante esse tempo, fez o mapeamento de demandas sociais e trabalhou na captação de recursos parlamentares para cidades da Região Sul.
SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO
A Secretaria de Transporte e Trânsito é responsável pela fiscalização, notificação e sinalização do trânsito no Município de Pelotas. Funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana, com equipes de Agentes de Trânsito atuando em plantões nos três turnos. Fiscaliza também o Transporte Coletivo, serviço de taxis e mototáxis, estacionamento rotativo na área central e o sistema semafórico em toda a cidade.
Telefone: (53) 3199-8384
E-mail: stt@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Eduardo Monteiro Machado
SECRETARIA DE TURISMO
A Secretaria Municipal de Turismo tem como funçào o planejamento, a fomentação, a regulamentação e coordenação e a fiscalização da atividade turística, bem como a promoção e divulgação do turismo municipal.
E-mail: pelotasturismo@gmail.com
Currículo de Danilo Rodrigues da Silva
SECRETARIA DE URBANISMO
Secretaria Municipal de Urbanismo tem como objetivo cuidar do planejamento estrutural da cidade e da execução de suas ações, realizar o controle e fiscalização do uso e ocupação do solo, supervisionando obras e posturas, bem como planeja a organização do sistema viário da cidade em toda a sua extensão.
Celular: (53) 99949-0526
E-mail: sgcmu.pelotas@gmail.com
Currículo de Otávio Martins Peres
É professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel desde 2013. Foi pró-reitor de Planejamento da UFPel entre 2016 e 2020; e professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Laboratório de Urbanismo da UFPel, estuda processos de crescimento urbano e suas relações com o ambiente natural e a estrutura socioespacial. Atua em projetos sociais relacionados a política de planejamento urbano, com os movimentos sociais, na luta pela reforma urbana, pelas melhorias de condição de vida na cidade, e preservação ambiental.
Órgãos
COINPEL
A COINPEL é a Empresa de Informática Municipal que tem como objetivo prestar serviços na área da Tecnologia da Informação e Telecomunicações à Administração Pública direta e indireta, atuando na gestão dos processos e recursos destas tecnologias, compreendendo desenvolvimento de sistemas, aplicativos e equipamentos.
Endereço: Domingos José De Almeida , 1785, Areal
Telefone: (53) 3228-0100
E-mail: coinpel@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Marlise Sinigaglia
Nasceu em Tucunduva, município no norte do Estado, e mora em Pelotas desde o ano 2000.
ETERPEL
Rodoviária de pelotas - Realizar serviços com ética valorização e respeito pelos usuários e comunidade em geral.
Endereço: João Goulart , 4605, Centro
Telefone: (53) 3284-6700
E-mail: email@email.com
Currículo de Afrânio da Silva
Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; coordenador adjunto da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Pelotas; secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Arroio Grande, e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.
PREVPEL
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - Prevpel, foi instituído pela Lei Municipal n° 4.457, sob a forma autarquia. Possui sede própria. É responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - RPPS, do qual são segurados exclusivamente os servidores titulares de cargo efetivo do Município, bem como, gestor do Fundo de Assistência Médica - FAM. Gestão
Endereço: Anchieta , 2035, Centro
Telefone: (53) 3222-3855
E-mail: prevpel@pelotas.rs.gov.br
Currículo de Ricardo Petrucci Souto
SANEP
Localizam-se aqui Atendimento ao público, Serviço Social, Direção, Consultoria Jurídica, Assessoria de Planejamento, Superintendência Administrativa, Superintendência Operacional, Superintendência Industrial, Departamento Administrativo, Departamento de Materiais, Departamento de Recursos humanos, Departamento Financeiro.
Endereço: Félix Da Cunha , 653, Centro
Telefone: (53) 3026-1104
E-mail: sanep@pelotas.com.br
Currículo de Ellemar Wojahn
É natural de Tucunduva, município no norte do Estado, mas vive em Pelotas há 30 anos, além de outros momentos em que morou na cidade, como durante a faculdade de Agronomia, no fim dos anos 1970 e início dos 1980.

