Secretarias
e Orgãos

Secretarias

Órgãos

Secretarias

Procuradoria-geral do

MUNICÍPIO

PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO

Coordenar e orientar as atividades da Procudoria perante orgãos da administração direta e indireta, do poder Judiciário e do Legislativo; Distribuir processos por áreas de atuação; Analisar minutas de contratos e convênios.

Telefone: (53) 3310-1350

E-mail: pgm@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Cristiane Grequi Cardoso
Cristiane Grequi Cardoso, é pelotense, procuradora concursada da Prefeitura de Pelotas desde 2001. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), formada em 1997; especialista em Sociologia, pela mesma Universidade, e em Direito Processual pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Também é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.
Desde que chegou à Prefeitura, teve diversas experiências – foi procuradora adjunta entre 2001 e 2003, integrou o Conselho Municipal do Plano Diretor (Conplad), o Conselho Deliberativo do Prevpel e a Comissão Municipal de Avaliação do Estágio Probatório.
Paralelo à Procuradoria, foi professora substituta nas disciplinas de Direito Processual Civil e Responsabilidade Civil na Faculdade de Direito UFPel. Também foi instrutora de Processo Civil e Direito do Trabalho na Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde). Nos dois casos, utilizou a experiência como procuradora.

Secretaria da

EDUCAÇÃO

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo gerenciar e administrar a rede municipal de ensino, elaborar as pol íticas, planos, programas, projetos e convênios afinados com açôes na área de educação.

Telefone: (53) 3199-0514

E-mail: gabinete.smedpelotas@gmail.com

Currículo de Mauro Burkert del Pino

Secretaria da

FAZENDA

SECRETARIA DA FAZENDA

A Secretaria Municipal de Receita tem como objetivo principal a Arrecadação de Tributos, divididos em: ISSQN que é o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, que tem por finalidade manter os registros de empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços do Município, IPTU que é devido pela pessoa física ou jurídica, chamado de contribuinte, que possui imóvel na zona urbana do município, ITBI que é a transmissão inter-vivos,a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis, DÌVIDA ATIVA: abrange os créditos a favor do município, cuja certeza de liquidez foram apurados, por não terem, sido efetivamente arrecadados nos prazos estabelecidos.

Telefone: (53) 3309-5943

Celular: (00) 00000-000

E-mail: secretaria.fazenda@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Fabio de Souza Silva
Fabio de Souza Silva graduou-se em Ciências Contábeis em 2000, pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Em 2012 concluiu a especialização em Direito Público – Administrativo, Constitucional e Tributário – pela Universidade Anhanguera – Uniderp.
Desde 2010 é auditor de tributos da Secretaria da Fazenda. Atuou na área de contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública, Tributária e Auditoria. Também trabalhou como professor da Uniasselvi, em 2009 e 2010; como contador da Prefeitura de Mostardas, de 2004 a 2010; como contador da Câmara de Vereadores de Rio Grande, entre 2002 e 2004.
É riograndino, e vive em Pelotas há 15 anos.

Secretaria da

MULHER

SECRETARIA DA MULHER

Secretaria Municipal da Mulher é responsável pela formulação, coordenaçâo, execução e acompanhamento de políticas e diretrizes de garantia dos direitos das mulheres, bem como a elaboração de campanhas educativas e antidiscriminatórias e da implementação de legislação sobre ações afirmativas de igualdade de gênero e de combate à discriminação.

Telefone: (53) 3199-0672

Celular: (00) 00000-000

E-mail: centrodamulherpelotas@gmail.com

Currículo de Marielda Barcellos Medeiros
Marielda Barcellos Medeiros é pelotense, pedagoga, especialista e mestre em Educação, e doutora em Antropologia Social e Cultural.
Trabalhou no Colégio Municipal Pelotense de 1988 a 2011, onde foi professora da Educação Infantil e Anos Iniciais, do Magistério, e coordenadora. Também foi supervisora da Coordenadoria de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação (SME); responsável pela área da Diversidade na 5ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE); e pela da Educação das Relações Étnico-Raciais, na Secretaria Estadual da Educação. Atuou em duas escolas para pessoas com deficiência, Louis Braille e Alfredo Dub.
É coordenadora e fundadora do Centro Cultural Marrabenta/Pelotas-Maputo; ativista social e cultural do Movimento Negro Unificado; integrou o Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra/RS, como conselheira representante da Região Sul, e como vice-presidente.

Secretaria de

ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos tem como objetivo promover a gestão das informações funcionais e políticas de recursos humanos, sendo responsável pela administração e valorização da saúde e segurança do trabalho, bem como exercendo a gestão de frotas, do patrimônio documental, mobiliário e imobiliário dos órgãos públicos municipais da Administração Direta.

Telefone: (53) 3199-8315

Celular: (00) 00000-000

E-mail: sarh.gabinete@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Carla da Silva Cassais
Carla da Silva Cassais é pelotense, professora da rede estadual desde 1998. Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com especialização em Ciências e Tecnologias da Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Foi vereadora entre 2022 e 2024. Integrou a direção do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) Sindicato, por 18 anos. Desde 2022 é conselheira Estadual dos Direitos das Mulheres.

Secretaria de

ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Assistência Social Órgão gestor das Políticas Públicas de Assistência Social. Entre as ações estão os Programas Inclusivos na área da Promoção Social; Proteção Social Básica; Proteção Especial de Média Complexidade; Proteção Especial de Alta Complexidade e Projetos Especiais de Inclusão Social.

Celular: (53) 99290-314

E-mail: sas.pelotas@gmail.com

Currículo de Raquel Zorzolli Nebel Moraes
Raquel Zorzolli Nebel é natural de Pelotas, assistente social concursada na Prefeitura de Pelotas, especialista em Saúde da Família e mestre em Política Social. Atua na área desde 2004. Antes de ser nomeada para a Secretaria de Assistência Social (SAS), em 2010, passou por outras duas prefeituras – Bagé e Rio Grande.
Raquel ganhou destaque durante dois momentos críticos – a pandemia da Covid-19, em que muitas pessoas perderam a fonte de renda, e a enchente de maio de 2024, quando muitas famílias precisaram sair das suas casas. Nos dois períodos, ela coordenou as equipes que atendiam a população em situação de mais vulnerabilidade, em Pelotas.
Durante os últimos 14 anos, passou por diversos setores: foi coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica, de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Criança Feliz, e trabalhou na implantação do Cras Três Vendas. Como técnica, atuou nos SCFV da Santa Terezinha e Getúlio Vargas; no planejamento, monitoramento e avaliação dos serviços da SAS; no monitoramento da Rede Socioassistencial e assessorou secretários e os serviços do Sistema Único de Assistência Social. Além disso, foi conselheira e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Secretaria de

COMUNICAÇÃO

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Secretaria Municipal de Comunicação tem como função a de organizar as ações de publicidade institucional do Poder Executivo Municipal, em conjunto com as secretarias municipais, sendo responsável pelas campanhas de utilidade pública.

E-mail: secom@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Lúcio Rafael Peres Barreto
Lúcio Peres Barreto é pelotense, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com habilitação em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, formado em 2006. É mestre em Comportamento e Ciências do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e especialista em Marketing e em gestão estratégica de marcas.
Em mais de 15 anos de experiência no mercado publicitário, trabalhou com publicidade tradicional e comunicação digital. Há mais de 13 anos, atua na comunicação do atual prefeito – em campanhas, na coordenação da Comunicação na Assembleia Legislativa, no gabinete de deputado e na assessoria de comunicação da Trensurb.

Secretaria de

CULTURA

SECRETARIA DE CULTURA

A secretaria tem a missão de formular, promover e executar políticas públicas voltadas à identificação, preservação, difusão, ao acesso e incentivo da cultura em toda a sua diversidade. Dia do Patrimônio, Sete ao Entardecer, o ProCultura, Feira do Livro, Semana de Pelotas, Mercado das Pulgas e Programação de Verão são algumas das ações desenvolvidas pela Secult.

Telefone: (53) 3040-0007

Celular: (00) 00000-000

E-mail: secultpel@gmail.com

Currículo de Carmen Vera Roig
Carmem Vera Roig é pelotense, formou-se em Arquitetura e Urbanismo, em 1985; em Letras, em 1987; e especialista em Patrimônio Cultural, desde 1996, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
É servidora municipal desde 1989. Fez parte da equipe que criou a primeira Secretaria de Cultura de Pelotas, em 2001, e no mesmo ano foi coordenadora da Unidade de Execução de Projetos do Monumenta, programa do Ministério da Cultura que visava a preservação do patrimônio cultural e urbano, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com os recursos do Monumenta, Pelotas restaurou prédios históricos tombados pelo Governo Federal, e vários outros edifícios que compõem o patrimônio cultural de Pelotas.

Secretaria de

DEFESA CIVIL

SECRETARIA DE DEFESA CIVIL

Tem como objetivo desenvolver protocolos e açôes preventivas de socorro, asststenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, bem como monitorar dados e definições de estado de criticidade ambiental.

E-mail: email@email.com.br

Currículo de Milton Rodrigues Martins
Milton Martins foi vereador por seis mandatos. De 2001 a 2004 foi secretário de Serviços Urbanos. Entre 2013 e 2014, foi coordenador Regional de Saúde, em Pelotas. Também foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa por oito anos; e assessor da Presidência da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) de 2023 a 2024. No início de 2025, assumiu interinamente a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF).
Nasceu em Canguçu, e vive em Pelotas há 65 anos.

Secretaria de

EMPREENDEDORISMO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO

SECRETARIA DE EMPREENDEDORISMO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO

Secretaria de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação é responsável por formular e implementar políticas públicas voltadas ao crescimento econômico sustentável, promovendo a geração de emprego e renda, mediante a criação de estratégias para atrair investimentos, apoiando o empreendedorismo local, com foco em micro, pequenas e médias empresas, incentivando a economia criativa e a diversificação da matriz econômica, sempre considerando os princípios da eficiência administrativa e da inclusão social.

E-mail: email@email.com.br

Currículo de nome secretario

Secretaria de

DESENVOLVIMENTO RURAL

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Realizar cadastros de imóveis rurais e fornecer certidões de CCIR, através do posto do INCRA situado no prédio da Secretaria, elaborar projetos e fornecer assistência técnica às atividades agropecuárias, fiscalizar os serviços higiênico-sanitários nos abatedouros e fábricas de embutidos, realizar o registro de marcas de animais, construir e conservar as estradas, pontes e pontilhões, bem como executar projetos, expandir e fazer manutenções na área de eletrificação rural, executar obras e ações em geral para a infra-estrutura rural

Celular: (53) 99922-7684

E-mail: sdr@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Anderson Fernandes Schimidt
Anderson Schmidt, é pelotense, graduando em Gestão Pública pela Faculdade Anhanguera. Trabalhou na SDR, no departamento de Feiras Livres, entre 2021 e 2023, e de 2023 a 2024 foi responsável pelo Almoxarifado.

Secretaria de

ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

Secretaria Municipal de Esporte tem como função planejar, coordenar, supervisionar e avaliar planos e programas de incentivo aos esportes e ações de democratização da prática esportiva e inclusão social por meio dos esportes, bem como desenvolver e implementar políticas públicas relacionadas ao esporte no município.

E-mail: email@email.com.br

Currículo de Fabiano Ornel
O pelotense Fabiano Silveira de Ornel é advogado desde 2012. Formado pelas Faculdades Anhanguera de Pelotas, é especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Ensino Didático, pela Faculdade Damásio. Cursou o ensino fundamental e médio em escolas públicas – Escola Estadual de Ensino Fundamental Parque do Obelisco e Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes.
Foi diretor administrativo da Secretaria de Segurança Pública de Pelotas entre 2022 e 2023, conselheiro tutelar entre 2020 e 2022, e assessor parlamentar (Câmara de Vereadores?) de 2017 a 2019.

Secretaria de

GOVERNO

SECRETARIA DE GOVERNO

Secretaria Municipal de Governo, que é responsável pelas relações institucionais, e a coordenação da representação política, bem como pela assistência ao Prefeito em suas relações com os órgãos da administração municipal.

E-mail: secretaria.governo@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Miriam Paz Garcez Marroni

Secretaria de

HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

SECRETARIA DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) é a responsável pelas questões habitacionais de Pelotas. Está sob a sua responsabilidade a regularização fundiária das áreas de posse do Município; por programas como o Banco de Materiais, que arrecada sobras de construções e reformas para redistribuir a famílias em situação de vulnerabilidade; e pelas inscrições, pré-seleção e acompanhamento dos beneficiários dos programas do Governo Federal Minha Casa Minha Vida e Cartão Reforma.

Celular: (53) 99940-8872

E-mail: shrf@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Marta da Rosa e Silva
Marta da Rosa e Silva é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialista em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), e é graduanda em Letras – Português e Espanhol – na UFPel.
É servidora estatutária da Prefeitura de Pelotas desde 2004. Iniciou sua atuação na Secretaria de Habitação e Cooperativismo, como chefe de regularização fundiária. Entre 2005 e 2006, foi chefe de Serviço de Regularização Fundiária e Loteamentos Populares, da Secretaria de Habitação e Obras. Em 2006 passou a atuar na Secretaria de Cultura (Secult). Fez parte do Departamento de Memória e Patrimônio, da Comissão Técnica do Plano Diretor, e do Conselho Municipal do Plano Diretor (Conplad), com a temática da habitação de interesse social, planejamento urbano e patrimônio cultural. De 2010 a 2013 participou da elaboração do Plano de Ação de Pelotas para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.
Durante três anos – 2014 a 2016 – foi cedida para a Prefeitura de Rio Grande, onde foi superintendente de Habitação e secretária adjunta da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária.

Secretaria de

IGUALDADE RACIAL

SECRETARIA DE IGUALDADE RACIAL

Secretaria Municipal de Igualdade Racial tem como funçào planejar, coordenar e executar políticas públicas para promover a igualdade racial e combater o racismo.

Celular: (53) 99141-1026

E-mail: smir@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Júlio César Pinto Rodrigues
Julio Domingues é pelotense, formou-se em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2010, é professor de sociologia e sociólogo. Em 2011 deu aulas para estudantes do ensino médio; trabalhou no Censo 2010, e em pesquisas sobre o Mercado de Trabalho entre 2012 e 2014. Além disso, foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa em 2015 e 2016), e na Câmara de Vereadores de Pelotas entre 2017 e 2024. Atua no movimento social de educação popular, Emancipa, e em movimentos de negros e negras.

Secretaria de

OBRAS E PAVIMENTAÇÃO

SECRETARIA DE OBRAS E PAVIMENTAÇÃO

Executa serviços de reparo, manutenção e implantação de pavimentação nas vias públicas localizadas no meio urbano do município de Pelotas.

E-mail: gabinete.smop@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Rogério Araújode Salazar
Rogério Araújode Salazar é pelotense, formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 1997.
Entre 1997 e 1999, foi assessor jurídico na Câmara de Vereadores de Pelotas; entre 2001 e 2004, diretor administrativo e financeiro da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel). De 2011 a 2012, e de 2022 a 2023, foi assessor da Assembleia Legislativa; e de 2012 a 2018, assessor parlamentar da Câmara dos Deputados. Foi secretário de Obras Saneamento e Habitação do Governo do Estado, de 2018 a 2019; atuou na Subchefia parlamentar da Casa Civil do Governo do Estado, de 2019 até 2022, e de 2023 a 2024. Ainda em 2024, foi subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público da Secretaria Estadual de Obras Públicas.

Secretaria de

PLANEJAMENTO E GESTÃO

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que tem por objetivos coordenar, no âmbito do Poder Executivo, a elaboração de projetos para a captação de recursos junto a instituições Nacionais e Internacionais, bem como estabelecer o planejamento estratégico, no acompanhamento e na avaliação das ações de governo em todos os órgãos do Poder Executivo Municipal.

Telefone: (53) 3227-1513

Celular: (00) 00000-000

E-mail: seplag@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Salvador Mandagará Martins
Salvador Mandagará Martins é bacharel em Direito, formado em 1994 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em 1995 concluiu a especialização em direito público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); em 2019, o MBA Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); em 2020, o MBA Administração, Finanças e Geração de Valor, pela PUC/RS; em 2021 o MBA em Mercado de capitais, pela FGV; em 2024, especialização em ESG Sustentabilidade Corporativa, pela FGV.
Foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, de 1999 a 2001 e de 2007 a 2019; procurador geral do Município, de 2001 a 2004; secretário de Governo da Prefeitura de Pelotas, de 2003 a 2004; assessor parlamentar da Assembleia Legislativa, de 2019 a 2023; chefe de gabinete do diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), de 2023 a 2024.
Nasceu em Três Passos, no noroeste do Estado, e vive em Pelotas desde 1984.

Secretaria de

QUALIDADE AMBIENTAL

SECRETARIA DE QUALIDADE AMBIENTAL

A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) atua no âmbito das políticas ambientais como a responsável pela emissão de licenciamentos, fiscalização de infrações e educação ambiental. Coordena também a arborização do Município, desde o planejamento até a execução do plantio de novas mudas, manutenção e supressão de árvores. Recebe também as solicitações da população para podas.

Celular: (53) 99171-2870

E-mail: sqa@pelotas.com.br

Currículo de Márcio Souza da Silva
Márcio Souza formou-se em Gestão Ambiental em 2012, e fez especialização em perícia e auditoria ambiental, em 2014.
Foi chefe de gabinete do Conselho de Desenvolvimento Econômico, em 2002; assessor do Ministério da Educação em 2004; e gerente executivo de Assuntos Parlamentares e Federativos, em 2024. Entre 1996 e 2001 foi secretário de quatro áreas na Prefeitura de Gravataí: de Assuntos de Segurança, de Desenvolvimento Econômico, de Educação e de Governo. Também foi vereador entre 2005 e 2012.
É natural de Porto Alegre. Mora em Pelotas desde o início de 2025.

Secretaria da

SAÚDE

SECRETARIA DA SAÚDE

Secretaria de Saúde: A SMS é responsável pela gestão do Sistema Único de Saúde no município e de todas as políticas públicas voltadas à saúde pública.

Celular: (53) 99112-6094

E-mail: smspelgabinete@gmail.com

Currículo de Ângela Moreira Vitória
Angela Moreira Vitória formou-se em medicina em 1997, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Medicina de Família e Comunidade; e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, também é mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, (Unicamp).
Professora titular da UFPel, tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atuou na atenção primária à saúde, Sistema Único de Saúde (SUS) e gestão em saúde.

Secretaria de

SEGURANÇA PÚBLICA

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Criada em 2017, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) gerencia as ações e políticas públicas para a proteção da sociedade e do patrimônio público municipal. Coordena ainda as ações estratégicas da Guarda Municipal, através da ROMU, ROCAM, Patrulha Escolar, Patrulha Rural e Guarda Patrimonial. Administra o Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), acompanha as imagens do município através do Centro Integrado de Operações Municipal (CIOM) onde também está localizado o telefone de emergência da GM (153), além de desenvolver projetos de prevenção.

Telefone: (53) 3221-328

E-mail: smsp@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Major Márcio Medeiros
#

Secretaria de

SERVIÇOS URBANOS E INFRAESTRUTURA

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS E INFRAESTRUTURA

A SSUI é responsável pela Limpeza Urbana, Microdrenagem urbana de vias não pavimentadas, Limpeza da orla da Laguna dos Patos, Manutenção da rede de iluminação pública, Manutenção de vias não pavimentadas (patrolamento e ensaibramento), Cemitério Municipal da Boa Vista, Banheiros Públicos e pela Fábrica de Brinquedos (confecção e implantação de brinquedos nas praças públicas).

Celular: (53) 99175-5853

E-mail: email@email.com.br

Currículo de Mateus Cosen
Mateus Cosen é pelotense, professor de história e integra o movimento social de educação popular, Emancipa.
Foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de 2017 a 202; e da Câmara de Vereadores de Pelotas, de 2021 a 2024. Durante esse tempo, fez o mapeamento de demandas sociais e trabalhou na captação de recursos parlamentares para cidades da Região Sul.

Secretaria de

TRANSPORTE E TRÂNSITO

SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

A Secretaria de Transporte e Trânsito é responsável pela fiscalização, notificação e sinalização do trânsito no Município de Pelotas. Funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana, com equipes de Agentes de Trânsito atuando em plantões nos três turnos. Fiscaliza também o Transporte Coletivo, serviço de taxis e mototáxis, estacionamento rotativo na área central e o sistema semafórico em toda a cidade.

Telefone: (53) 3199-8384

E-mail: stt@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Eduardo Monteiro Machado

Secretaria de

TURISMO

SECRETARIA DE TURISMO

A Secretaria Municipal de Turismo tem como funçào o planejamento, a fomentação, a regulamentação e coordenação e a fiscalização da atividade turística, bem como a promoção e divulgação do turismo municipal.

E-mail: pelotasturismo@gmail.com

Currículo de Danilo Rodrigues da Silva
Danilo Rodrigues é pelotense, formado em Educação Física, com mestrado em aprendizagem motora. É servidor concursado do Banrisul desde 2013, onde passou por diversas áreas – atendimento à pessoa física, pessoas jurídica, privada e pública. Também exerceu funções gerenciais e de negócios, em que atendia mais de 40 municípios na Metade Sul do Estado. Foi gestor de projetos artísticos, culturais, esportivos, educacionais e de saúde.

Secretaria de

URBANISMO

SECRETARIA DE URBANISMO

Secretaria Municipal de Urbanismo tem como objetivo cuidar do planejamento estrutural da cidade e da execução de suas ações, realizar o controle e fiscalização do uso e ocupação do solo, supervisionando obras e posturas, bem como planeja a organização do sistema viário da cidade em toda a sua extensão.

Celular: (53) 99949-0526

E-mail: sgcmu.pelotas@gmail.com

Currículo de Otávio Martins Peres
Otávio Martins Peres é pelotense, arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2007; especialista em Gestão Regional de Recursos Hídricos, em 2009; e mestre em Arquitetura e Urbanismo, em 2010, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é doutorando em arquitetura e urbanismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
É professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel desde 2013. Foi pró-reitor de Planejamento da UFPel entre 2016 e 2020; e professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Laboratório de Urbanismo da UFPel, estuda processos de crescimento urbano e suas relações com o ambiente natural e a estrutura socioespacial. Atua em projetos sociais relacionados a política de planejamento urbano, com os movimentos sociais, na luta pela reforma urbana, pelas melhorias de condição de vida na cidade, e preservação ambiental.

Órgãos

COINPEL

COINPEL

A COINPEL é a Empresa de Informática Municipal que tem como objetivo prestar serviços na área da Tecnologia da Informação e Telecomunicações à Administração Pública direta e indireta, atuando na gestão dos processos e recursos destas tecnologias, compreendendo desenvolvimento de sistemas, aplicativos e equipamentos.

Endereço: Domingos José De Almeida , 1785, Areal

Telefone: (53) 3228-0100

E-mail: coinpel@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Marlise Sinigaglia
Marlise Sinigaglia é técnica em contabilidade e graduada em administração pela Unopar. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); em Hipnose Clínica e Terapêutica pela Faculdade JK, em Brasília; e mestranda em Neuromanagement e Gestão de Talento, pela Universidade Isep.
Nasceu em Tucunduva, município no norte do Estado, e mora em Pelotas desde o ano 2000.
ETERPEL

ETERPEL

Rodoviária de pelotas - Realizar serviços com ética valorização e respeito pelos usuários e comunidade em geral.

Endereço: João Goulart , 4605, Centro

Telefone: (53) 3284-6700

E-mail: email@email.com

Currículo de Afrânio da Silva
Afranio Avila da Silva concluiu a graduação em Direito pela Universidade Anhanguera, de São Paulo, em 2015. Após, fez especialização em ensino de História, pela Universidade Federal Unipampa, em Jaguarão.
Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; coordenador adjunto da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Pelotas; secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Arroio Grande, e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.
PREVPEL

PREVPEL

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - Prevpel, foi instituído pela Lei Municipal n° 4.457, sob a forma autarquia. Possui sede própria. É responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - RPPS, do qual são segurados exclusivamente os servidores titulares de cargo efetivo do Município, bem como, gestor do Fundo de Assistência Médica - FAM. Gestão

Endereço: Anchieta , 2035, Centro

Telefone: (53) 3222-3855

E-mail: prevpel@pelotas.rs.gov.br

Currículo de Ricardo Petrucci Souto
SANEP

SANEP

Localizam-se aqui Atendimento ao público, Serviço Social, Direção, Consultoria Jurídica, Assessoria de Planejamento, Superintendência Administrativa, Superintendência Operacional, Superintendência Industrial, Departamento Administrativo, Departamento de Materiais, Departamento de Recursos humanos, Departamento Financeiro.

Endereço: Félix Da Cunha , 653, Centro

Telefone: (53) 3026-1104

E-mail: sanep@pelotas.com.br

Currículo de Ellemar Wojahn
Ellemar Wojahn é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e especialista em Cooperativismo pela Unisinos. Foi secretário de Desenvolvimento Rural de Pelotas, de 2001 a 2003, e secretário de Governo em 2004. Entre os anos de 2021 e 2024, foi diretor da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul/Pomerano de São Lourenço do Sul.
É natural de Tucunduva, município no norte do Estado, mas vive em Pelotas há 30 anos, além de outros momentos em que morou na cidade, como durante a faculdade de Agronomia, no fim dos anos 1970 e início dos 1980.