Este é o terceiro ponto de coleta inaugurado em Pelotas
Por Salvador Tadeo – MTB 7353 07-03-2018 | 13:12:11
Os moradores e veranistas do Laranjal agora contam com um Ecoponto Municipal, localizado na rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde. Este é o terceiro ponto de coleta inaugurado em Pelotas - os outros estão localizados no Centro e no Fragata. O próximo investimento na praia será a coleta seletiva, que já está em processo de licitação pelo Sanep.
“Precisamos dar alternativas de descarte de materiais à população. A educação ambiental é um trabalho permanente para que as pessoas entendam o papel necessário à construção de um mundo mais sustentável", destacou a prefeita Paula Mascarenhas, durante a abertura do local, na manhã desta quarta-feira (07).
Em 2017 e nos dois primeiros meses deste ano, foram recolhidos em via pública 10 mil metros cúbicos de materiais - transportados em 2,5 mil coletoras. A criação de Ecopontos tem a função de eliminar os locais de descarte irregular no município. A meta do Governo é construir mais sete unidades até 2020.
Participaram da cerimônia secretários municipais, vereadores Fabrício Tavares (PSD), Daniel Trzeciak (PSDB), Cristina Oliveira (PDT) e Éder Blank (PDT).
Veja todas as fotos no Flickr da Prefeitura.
O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e recebe resíduos como papelão, plásticos de origem domiciliar, restos de podas e jardinagem, móveis desmontados, resíduos de construção civil, vidros e metais.
Os moradores, responsáveis pelo lixo produzido, devem entrar no local e se dirigirem à coletora correta, destinada aos produtos dos quais querem se desfazer - todas têm identificação. Um funcionário do Ecoponto fica disponível para esclarecer dúvidas. Cada pessoa pode descartar 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde, em volume, a três caixas d’água de 500 litros.
Alguns materiais não podem ser colocados no Ecoponto Municipal, entre eles pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo saturado de cozinha, lixo eletrônico, embalagens de cosméticos, medicamentos vencidos e pneus. Confira neste link os pontos de coleta. A população também pode entregar, às cooperativas conveniadas, os resíduos recicláveis (vidro, papel, plástico e metal) que estejam em grande volume ou quantidade e não sejam recolhidos pelo sistema de Coleta Seletiva.