ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita Paula e governador acompanham a 30ª Abertura da Colheita do Arroz

Durante a solenidade foi assinado edital para o estabelecimento de um Terminal Logístico do Arroz (TLA) no Porto de Rio Grande

14-02-2020 | 20:02:00

A prefeita Paula Mascarenhas e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acompanharam, no final da tarde desta sexta-feira (14), a 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, realizada na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), município vizinho a Pelotas. Durante o evento, que contou om a presença de diversas autoridades e representantes do setor orizícola, foi assinado edital para o estabelecimento de um Terminal Logístico do Arroz (TLA) no Porto de Rio Grande, com capacidade estimada em 52 mil toneladas.  

Fotos: Michel Corvello

A instalação do terminal em Rio Grande era uma demanda do setor e facilitará a logística, impulsionando as exportações do arroz gaúcho. Paula vê na iniciativa uma oportunidade de crescimento para o setor na região. Segundo ela, a Zona Sul já é reconhecida como a maior beneficiadora de arroz da América Latina e agora vai testemunhar a ampliação das exportações e a qualificação de toda uma cadeia. “O cuidado com a questão logística vai ter um impacto extremamente positivo para todos nós.”

Paula também agradeceu a realização de mais uma edição da cerimônia de abertura da colheita do arroz na região. 

“Esse evento valoriza os nossos produtores, que há tantos anos fazem a história do setor orizícola. Isso mostra a força do setor, a capacidade de renovação e ampliação dos mercados. Temos que aplaudir essas pessoas que, de sol a sol, se dedicam a botar alimento na mesa dos brasileiros”, afirmou a prefeita. 

Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o RS é o maior produtor do cereal no país, responsável por cerca de 70% da produção nacional de arroz irrigado. O governador também destacou a capacidade produtiva e empreendedora do Estado no setor agrícola, e reforçou a intenção do Governo do Estado de desenvolver uma campanha que estimule o consumo de arroz no mercado interno brasileiro. 

“Estamos trabalhando para que haja aumento de demanda e, consequentemente, maior renda para produtores, para a indústria e para todos”, ressaltou Eduardo Leite. 

Leia mais

Paula prestigia homenagens da 30ª Abertura da Colheita do Arroz

30ª Abertura da Colheita do Arroz será de 12 a 14 de fevereiro, no Capão do Leão

Presenças

Além da prefeita e do governador, participaram da cerimônia - encerrada com a tradicional chuva de arroz - o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella; o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB); o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB); o deputado federal, Afonso Hamm (PP); o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco; e o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima.

Também prestigiaram a solenidade o chefe-geral da Embrapa, Roberto Pedroso; o presidente do Irga, Guinter Frantz; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; o presidente da Farsul, Gedeão Pereira; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho; o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados, deputado federal Alceu Moreira (MDB); o senador Lasier Martins (Podemos); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP); e a deputada estadual Any Ortiz (PPS).

A 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz foi uma realização da Federarroz, em parceria com a Embrapa.

Tags

gabinete, colheita do arroz, arroz, orizícultura, campo, embrapa, federarroz

Carregando 0%
Carregando 0%