Ação ocorre neste fim de semana e será realizada em dois prédios do IFSul
05-02-2021 | 15:47:26
Técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e fisioterapeutas, com mais de 60 anos, têm um compromisso neste fim de semana em Pelotas: receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O mutirão, realizado pela Prefeitura, ocorrerá em dois prédios do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) das 8h às 20h.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destinou 2.240 doses do último lote recebido pela cidade para a imunização do profissionais de saúde estratificados a partir dos dois últimos grupos definidos como prioritários pelo governo do Estado. A secretária de Saúde, Roberta Paganini, explica que a priorização por profissão foi feita a partir de dados epidemiológicos tabulados pelo Observatório de Segurança Pública que apontam maior incidência de casos positivos entre os grupos que serão vacinados no mutirão. Já a faixa etária escolhida está relacionada pela vulnerabilidade à doença.
"Nós sabemos que esses profissionais estão na linha de frente, então estão expostos. O melhor caminho é a prevenção, para que possamos manter os serviços de saúde funcionando, dando assistência à população. Esperamos que mais rápido possível a gente possa receber mais doses para avançar para os outros grupos", salientou Paganini.
No sábado serão vacinados os técnicos e auxiliares de enfermagem e os enfermeiros, no domingo será a vez dos médicos, odontólogos e fisioterapeutas. Todos esses profissionais só serão imunizados se apresentarem a carteira do conselho da categoria, comprovante de residência e o cartão do SUS (preferencialmente).
Nos dois prédios do IFSul já está organizada estrutura para receber os grupos prioritários do mutirão, sendo que os locais estão sinalizados com indicações para facilitar o acesso. Cerca de 70 pessoas , entre trabalhadores da SMS e alunos e professores da UCPel e escolas técnicas de enfermagem atuarão no atendimento da população durante o fim de semana. O uso de máscara facial, assim como a manutenção do distanciamento, serão obrigatórios nos locais da vacinação.
Os prédios do IFSul onde ocorrerá a vacinação ficam na rua Gonçalves Chaves, 3.218, próximo ao Colégio Assis Brasil, e no Campus Pelotas, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Mello, estacionamento do Instituto.
A SMS esclarece que as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer aos locais de vacinação, já que não poderão ser imunizados, conforme a recomendação do Ministério da Saúde. Mas a vacina para essas pessoas estará garantida.
" Quando recebermos uma outra remessa, a gente vai avançar nos próximos grupos, mas os atuais permanecerão valendo. Um exemplo: se estivermos no terceiro grupo de outros profissionais e houver um enfermeiro, um médico, que não conseguiu tomar a vacina no mutirão, ele poderá se apresentar para receber a dose", garantiu Paganini.