Ampliação da Emei Nestor Rodrigues, reinaugurada nesta sexta, possibilitou dobrar o número de vagas no educandário
28-06-2019 | 17:30:29
A reinauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nestor Rodrigues, nas Três Vendas, nesta sexta-feira (28), representa o 23º educandário entregue aos pelotenses depois de ser totalmente requalificado pela Prefeitura – o número também simboliza que 85% das escolas infantis de Pelotas já foram reformadas e ampliadas pelo Município desde 2014.
A estrutura pequena, que acolhia menos de 60 crianças, deu espaço para um novo prédio ampliado em mais de 500%, o que fez dobrar o número de vagas. Mais de R$ 1,2 milhão, de recursos municipais, foi investido na reforma e na compra dos mobiliários novos.
Prefeita apresenta projetos e obras previstas para a Educação em 2019
Obra na Emei Anita Malfatti vai dobrar a área da escola
A prefeita Paula Mascarenhas compartilhou o momento de alegria com a comunidade do Jardim do Prado e conheceu, ao lado de crianças, pais e professores, as novas instalações da escola, onde 120 alunos, de 0 a 5 anos, e 35 funcionários convivem diariamente – agora, em ambientes amplos, arejados, coloridos e próprios à educação infantil. A revolução na educação infantil municipal foi apontada pela prefeita como motivo de orgulho e sentimento de dever sendo cumprido.
“Assumimos o compromisso de transformar a realidade de todas as Emeis e, hoje, essa mudança já é referência no Estado. Fazemos isso pelas nossas crianças e pelos servidores, que merecem ter um lugar à altura do trabalho que fazem com amor e dedicação. Investimos neles porque não há nada mais importante no país do que a educação”, reforçou Paula.
A prefeita justificou a aposta nos educandários infantis como uma forma de marcar positivamente a primeira impressão da vida escolar. “Isso é determinante para a vida adulta. Queremos que estas crianças terminem o ciclo na escola e, para isso, o ambiente onde estudam é fundamental”, acrescentou.
Desta forma a diretora da Nestor Rodrigues, Andrea Muller, definiu o momento. “Sonhávamos com uma escola nova e aconchegante para atender da melhor forma os alunos e, agora, isso se tornou verdade”, disse. Atuando há quase 20 anos na instituição, a professora Sael Leal ressaltou que a mudança, além de interferir no dia a dia dos pequenos, também significa uma valorização dos profissionais. “Dá mais ânimo para trabalhar em um lugar como esse”, resumiu.
Qualificar os espaços escolares é uma prioridade para o Município, apesar das dificuldades financeiras pelas quais passam a maioria das cidades brasileiras, lembrou o secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa. “Mesmo com a crise, a prefeita não abriu mão de reestruturar toda a educação infantil municipal, pois é ela a base fundamental para o aprendizado destas crianças”, frisou.
Lucas, de 3 anos, é o segundo filho de Ana Paula Amaral que estuda no educandário. Do tempo em que levava o mais velho, agora com 14 anos, até hoje, muita coisa mudou, contou ela. “A escola tava bem antiga e também era pequena para as crianças, então precisava destas melhorias. Fico bem mais tranquila e segura sabendo que deixo ele aqui com esta estrutura, onde eles podem aprender bem mais”, completou.
Se antes as salinhas comportavam, no máximo, dez crianças e um banheiro era compartilhado pelos estudantes, agora, em 671 metros quadrados, ambientes espaçosos é o que não faltam. Foram construídas seis amplas salas de aula (todas com banheiros exclusivos, além de um com acessibilidade), cozinha com despensa, refeitório, lavanderia, secretaria, salas para professores, direção, coordenação e uma multiuso – onde centraliza-se atividades lúdicas com jogos, livros e tecnologia.
Pátio com brinquedos e área coberta para recreação também foram implementados. Criada em setembro de 1999, a escola é responsável pelo ensino de crianças, de 0 a 5 anos, do Jardim do Prado, Sítio Floresta, Vila Princesa, Pestano, Cohab Lindoia, Loteamento Eldorado e arredores. O vice-prefeito Idemar Barz e o vereador Marcos Ferreira (PT) também acompanharam o ato de entrega.