Bancas terão comercialização direta do produtor ao consumidor no Centro e bairros
Por Tânia Magalhães 04-02-2025 | 12:31:31
Sexta-feira (7), às 11h, no Largo do Mercado Central, será aberta oficialmente a 15ª Feira Municipal de Uvas de Pelotas, que se estenderá até o sábado (15), com bancas instaladas no Centro e bairros, das 9 às 18h, para venda direta da fruta in natura, do produtor ao consumidor, bem como derivados, como suco, vinho, cucas, geleia e outros. A Prefeitura, como uma das organizadoras do sistema de comercialização, estará presente no evento, juntamente com representantes da Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores. A safra deste ano deve se encerrar contabilizando mais de 800 toneladas produzidas.
Os eventos relacionados à produção de uva em Pelotas iniciaram-se no sábado (1º), com a abertura oficial da colheita na propriedade dos produtores Aline Kurz e Nerviton Carniato, no 8º distrito, Rincão da Cruz. Na mesma data, foram escolhidas as soberanas da Corte da Uva 2025 – rainha Eduarda Vergara Heller e princesa Bruna Chagas Félix.
“A comercialização da uva começou mais cedo, antecipando-se ao evento de lançamento da Feira, que será no dia 7, por já se encontrarem maduras nos pomares. Desde segunda-feira (3), o ponto do Largo do Mercado, da Feira do Morango, conta também com uvas à disposição dos consumidores”, explica a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rejane Jorge.
- Banca do Largo do Mercado Central – de segunda-feira a sábado
- Avenida Dom Joaquim – terça e sexta-feira
- Avenida Fernando Osório (entrada do Lindoia) – quarta-feira
- Laranjal (Trapiche) – sábado e domingo
- Avenida Salgado Filho (Havan) – sábado