Evento integra as iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz e busca integrar a comunidade escolar e a ocupação de espaços públicos
29-09-2018 | 16:29:44
Ocupar espaços públicos e integrar as famílias com a escola. A proposta do evento ‘A Praça é de Todos’, organizado pelas equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Ruth Blank, Mário Osório Magalhães e Bernardo de Souza, levou centenas de pessoas ao Parque Dom Antônio Zattera na tarde de sol deste sábado (29).
A iniciativa, que integra o Pacto Pelotas pela Paz ao propor que a população se aproprie dos espaços verdes, contou com ações dos projetos Vida Ativa - com aula de zumba, Sorrindo na Escola e Brincando na Escola, música com o artista Rodrigo Xavier, brinquedos infláveis, parque de diversões e pinturas de rosto.
O vice-prefeito Idemar Barz prestigiou o evento e ressaltou a necessidade dos pais oportunizarem que as crianças brinquem ao ar livre e aproveitem o tempo de convívio familiar, “Temos muito carinho por essa ideia e queremos que as pessoas a abracem, e se integrem também ao Pacto Pelotas pela Paz”, disse Idemar.
A supervisora de educação infantil da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Alicéia Ceciliano, e as diretoras Márcia Vetromille, da Ruth Blank, Fernanda Amico, da Bernardo de Souza, e Lúcia Ferreira, da Mario Osório Magalhães, destacaram o trabalho conjunto realizado entre as equipes na organização do ‘A Praça é de Todos’ e defenderam a volta de um velho e simples hábito: a oportunidade de brincar.
“O exemplo do trabalho dessas Emeis tem que se multiplicar, para que voltemos a ter alguns dos antigos valores. Os pais precisam estar mais próximos dos filhos, cuidando e aproveitando os momentos do dia a dia”, comentou Alicéia.
As crianças foram as mais animadas, aproveitando o dia de calor para se divertir. William Cunha levou a pequena Sofia, de 2 anos, e aprovou a iniciativa.
“É bacana! Não costumamos sair para o Parque, mas a experiência foi muito legal. Precisa ser incentivada”, resumiu.