Agroindústria Embutidos Bergmann recebe certificado do Sisbi e amplia mercado nacional
A Prefeitura de Pelotas entregou, nesta terça-feira (25), o certificado que integra a agroindústria Embutidos Bergmann ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), permitindo que a empresa passe a comercializar seus produtos em outros Estados. O ato ocorreu na sala Frederico Trebbi, com a presença do prefeito Fernando Marroni, representantes do Copes, da Azonasul e da equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Fotos: Volmer Perez/Secom
Ao abrir a cerimônia, o prefeito Fernando Marroni destacou a relevância do momento para a economia local e para o fortalecimento das agroindústrias da região.
“Esse é um passo fundamental para que nossas agroindústrias alcancem novos mercados. A ampliação da comercialização significa geração de emprego, renda e oportunidades para Pelotas e toda a região. A Prefeitura seguirá à disposição para apoiar iniciativas que fortaleçam nosso desenvolvimento econômico e valorizem a qualidade dos produtos locais.”
A certificação também representa um avanço significativo para a família responsável pela Embutidos Bergmann. Representando a empresa, Elias Bergmann lembrou o esforço contínuo até a conquista.
Fotos: Volmer Perez/Secom
“Buscávamos essa certificação há anos e, com o esforço da equipe e o apoio da Prefeitura e do consórcio, conseguimos chegar até aqui. É uma vitória para a empresa e para a região. Agradeço também à nossa responsável técnica e a todos que contribuíram.”
O coordenador do Serviço de Inspeção do Copes, Carlos Schabbach, lembrou que a certificação é resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelos municípios da região.“O reconhecimento ao Sisbi comprova que trabalhamos com o mesmo rigor das inspeções federais. Isso abre portas para o mercado nacional, garante renda, gera empregos e fortalece o desenvolvimento dos municípios. Agora, veremos produtos da nossa região ocupando novos espaços pelo país.”
A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Pelotas, Ângela Leitzke Cabana, também destacou o trabalho conjunto que possibilitou a certificação e os impactos positivos que ela deve gerar.
“É um marco para a empresa e para toda a cadeia produtiva. Esse resultado reflete o empenho dos municípios, dos técnicos, das entidades regionais e de todos que contribuíram para esse avanço.”
Participaram da cerimônia o prefeito de Turuçu e presidente do Consórcio Público Extremo Sul, Ivan Sherdinen, representantes da Azonasul, e de agroindústrias.