Ação do programa Infância Protegida proporciona espaço de troca de conhecimentos com profissionais de saúde
02-07-2018 | 13:13:36
Amamentação, depressão pós-parto e a relação mãe-filho foram as temáticas abordadas no terceiro Encontro de Gestantes com mães e avós moradoras do Dunas. A ação é uma iniciativa da equipe 221 da Unidade Básica de Saúde (UBS) do local e integra as atividades da Escola de Mães e Avós.
O projeto itinerante da Secretaria de Saúde é uma extensão das atividades do Mãe Pelotense – vinculado ao programa Infância Protegida que faz parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. A reunião ocorreu na sexta-feira (29), no Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD), e contou com a apresentação da responsável pelo Infância Protegida, Carmem Viegas, e da enfermeira Carla Borges.
A série de encontros realizados com gestantes, puérperas e avós das comunidades pelotenses têm a intenção de englobar todos os aspectos relativos à maternidade – desde a gravidez até o período de pós-nascimento do bebê.
As primeiras duas reuniões, de quatro previstas no cronograma, já trataram sobre o período gestacional – mudanças físicas e emocionais relativas à fase – e os benefícios e desvantagens de cada tipo de parto.
O último encontro no Dunas terá o objetivo de abordar o planejamento familiar com a comunidade.