ÚLTIMAS NOTÍCIAS > 210 anos de Pelotas

Aniversário de Pelotas terá bolo de 25 metros e 300 quilos

Produção está a cargo de recuperandos da Apac e de alunos do curso de Cozinheiro do Senac

Por César Soares 30-06-2022 | 17:24:13

Dentre as diversas atrações da programação elaborada pela Prefeitura para as comemorações dos 210 anos de Pelotas, o tradicional bolo de aniversário está em fase de produção desde quarta-feira (29). A iguaria está sendo confeccionada por 30 alunos do curso de Cozinheiro do Senac com o auxílio de cinco recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) - iniciativa que faz parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz. O bolo será servido à população no começo da tarde deste sábado (2), no Largo do Mercado Central.

Bolo de Pelotas está em produção. Fotos: Rodrigo Chagas.

O bolo gigante, de cerca de 300 quilos, que será montado em formato do número 210, está sendo uma grande experiência para o ressocializando Cleir da Apac, que atua na área de serralheria e ainda não havia tido nenhum contato com a confeitaria. "Estou achando muito interessante. Fui voluntário e está sendo muito bom, mais uma grande oportunidade de conhecimento que estou tendo aqui", disse o recuperando que ajuda na produção das massas e preparação dos produtos.

Experiência para os voluntários e estudantes é vista, também, como um grande desafio para a professora da turma, responsável pelo bolo, Raquel Marasca. "É novo para a gente também, apesar de já termos participados de outros bolos, mas não desse tamanho. Estamos com um grupo bem grande. Entre alunos e a parceria com a Apac, são 35 pessoas envolvidas, que estão aprendendo na prática sobre processo de produção, armazenamento, confecção em larga escala e tudo é feito com muito carinho para o aniversário da nossa cidade", detalhou.

Um bolo gigante

O bolo terá cerca de 25 metros de comprimento, no formato dos números dois, um e zero, em alusão à idade do município, nas cores azul e branco. Para a confecção da iguaria, serão feitas 41 formas de massas, com recheio de brigadeiro branco e de chocolate que levarão mais de cem quilos de produtos. Serão utilizados 950 ovos, 25 quilos de farinha, 25 quilos de açúcar, 51 quilos de leite condensado, 30 quilos de creme de leite, 6 quilos de amido de milho e 3 quilos de cacau em pó. Todos os ingredientes foram fornecidos pelo Senac.

bolo, aniversário, Pelotas, 210 anos, APAC