Efetivo que atua junto às escolas da rede está a postos para atender as comunidades escolares do município
Por Roberto Ribeiro 14-02-2025 | 15:50:50
A Patrulha Escolar da Guarda Municipal não tira férias durante o recesso. Mas é durante o ano letivo, que começa segunda-feira (17) na rede municipal de ensino, que o trabalho voltado à segurança e à prevenção da violência no âmbito do ambiente escolar é posto à prova, com resultados acima da média. Não é para menos. No currículo constam ações voltadas ao chamado círculo de construção da paz, ao acolhimento, promoção de palestras e conversas com crianças e adolescentes, além de orientações e atividades de recreação.
Atualmente, conforme o coordenador da Patrulha Escolar da corporação, o guarda municipal Alexandre Dias, duas guarnições específicas estão responsáveis pelo serviço, divididas em duas regiões da cidade. Uma terceira guarnição reforça o efetivo em caso de necessidade.
“Nossa missão é garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde alunos, professores e funcionários possam desenvolver suas atividades com tranquilidade”, resume o coordenador da Patrulha. Uma missão que não seria tão bem-sucedida se não houvesse diálogo e a intenção mútua das partes envolvidas em tornar próxima esta relação. Mais que próxima: necessária. A maioria das ações da PA é pautada pela própria comunidade escolar, formada por direção, professores, funcionários, pais, responsáveis e pelos próprios alunos.
Dias explica: “Geralmente é a escola, por meio da direção, que aponta o tema que abordamos nos círculos de construção de paz, e não poderia ser de outra maneira - é a comunidade escolar que sabe o que precisa ser tratado na sua unidade.” Assuntos como bullying, desenvolvimento de uma cultura de respeito mútuo e acolhimento a alunos novos são os mais recorrentes. “Os resultados são bem positivos”, avalia o coordenador da Patrulha Escolar.
Esta relação de proximidade é, para Dias, de “extrema importância” para a evolução do trabalho. No contato dentro das escolas, por meio de visitações periódicas, a GM toma conhecimento do que ocorre tanto dentro como principalmente fora dos muros do estabelecimento de ensino. Com isso, a Patrulha Escolar realiza um dos seus principais trabalhos, as chamadas rondas preventivas - a fim de coibir práticas de violência e garantir a proteção dos estudantes. Essas ações têm como objetivo criar um ambiente mais seguro, promovendo a sensação de segurança tanto para os alunos quanto para os educadores, inibindo comportamentos considerados inadequados e proporcionando uma resposta rápida em situações de emergência.
Além das rondas, a Patrulha Escolar promove palestras educativas, abordando temas como segurança, prevenção de drogas, bullying e cidadania. “Essas palestras são fundamentais para conscientizar os alunos sobre a importância da segurança e do respeito mútuo, além de fornecer informações valiosas para que eles possam se proteger e agir corretamente em situações de risco”, afirma.