ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Assinado convênio para realização do curso da Guarda Municipal

Prefeita Paula assinou nesta sexta-feira o Termo de Cooperação com a Polícia Civil para realização do curso que irá formar 60 novos agentes da Guarda Municipal

20-01-2023 | 17:37:49

A prefeita Paula Mascarenhas assinou nesta sexta-feira (20) o Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Pelotas e a Polícia Civil para a realização do Curso de Formação com Habilitação em Arma de Fogo para novos agentes da Guarda Municipal. Serão chamados para o curso os candidatos aprovados no concurso realizado em 2017. O investimento feito pelo Município para garantir a realização do curso gira em torno dos R$ 500 mil, com a contratação do curso, pagamento de bolsas de formação e compra de equipamentos como armamento, munição e coletes. 

“Ao assinarmos esse convênio com a Academia da Polícia Civil estamos cumprindo com a nossa disposição inicial de chamar os novos guardas dentro do prazo do concurso, que por causa da pandemia foi ampliado e, dessa forma cumprimos também as determinação de reforçar os efetivos da Guarda Municipal e, por consequência, a segurança da cidade”, disse a prefeita. 

O secretário de Segurança, José Apodi Dourado explica que a partir da publicação do convênio no Diário Oficial do Estado, devem transcorrer aproximadamente 30 dias, para formalização do contrato, até ser publicado o edital de chamamento dos candidatos aprovados no concurso e aptos a realizar a formação. A expectativa é de que a aula inaugural possa ser realizada ainda em março. O curso tem duração de 620 horas, ou três meses, a partir disso a expectativa é de que no primeiro semestre os novos agentes estejam trabalhando. 

“Será um incremento na segurança da cidade, pois estamos com uma defasagem muito grande de efetivo, que diminuiu muito com as aposentadorias. Agora com estes novos 60 guardas esperamos ampliar o trabalho da Guarda nas ações de presença ostensiva e em programas como a Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Rural”, afirmou.

Polícia Civil garante formação e armas para treinamento

O Termo de Cooperação prevê que a Polícia Civil seja responsável por ministrar o curso de formação e avaliar os alunos, bem como certificar a aptidão e capacitação técnica da turma. Caberá, também, a Polícia Civil fornecer as armas necessárias para o treinamento prático de tiro, enquanto o Município fornecerá a munição e os materiais necessários tanto para o curso de tiro, como de prevenção e combate à incêndio. 

Tags

Guarda Municipal, curso, concurso, formação

Carregando 0%
Carregando 0%