Atletas de Pelotas participam da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Entre 17 e 29 de novembro, ocorre na cidade de São Paulo a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, reunindo 2.056 atletas de todo o país. Dois pelotenses estarão na competição representando o Estado, sendo eles Lourenço Duarte, na modalidade de basquete em cadeiras de rodas, e Martin Manske, no paratletismo.
Lourenço é paradesportista do projeto de basquete em cadeira de rodas da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Já Martin é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Garibaldi e está entre os 34 paratletas da Seleção gaúcha de paratletismo, participando das provas de 100, 200 e 400 metros. Ainda em 2024, em sua primeira participação na competição, conquistou ouro nos 200 metros rasos.
O evento é uma das maiores competições paralímpicas escolares, sendo realizada desde 2006 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O objetivo é identificar, desenvolver e formar jovens atletas com deficiência, oferecendo experiência competitiva e possibilitando que eles avancem para o alto rendimento. Além disso, conta com um forte papel social, ajudando na autonomia, inclusão e formação cidadã dos estudantes. A professora Laura Jung, da Selj, também foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para atuar como auxiliar técnica de basquete.