Adolescentes incluídos no programa preventivo do Pacto Pelotas pela Paz mostraram melhora na conduta em sala de aula e frequência
21-08-2018 | 10:49:43
O programa Cada Jovem Conta, do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, segue refletindo bons resultados no combate à violência. Após um ano do lançamento da política de segurança pública no município, os adolescentes acompanhados apresentaram melhora na frequência escolar e na conduta.
A meta inicial era de que ao menos metade dos 238 jovens incluídos no programa mostrassem evolução nos quesitos analisados, expectativa que foi superada. Na média geral, até o mês de julho, 65,7% dos alunos tiveram aumento na frequência escolar e 79,7% evolução na conduta.
Hoje, a iniciativa encontra-se espalhada por dez Comitês Territoriais, que abrangem Bom Jesus/Dunas, Areal, Getúlio Vargas, Centro, Pestano, Navegantes, Obelisco, Laranjal, Colônia Z3 e Sítio Floresta. Os locais são escolhidos para sediar a iniciativa a partir da análise da maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), georreferenciados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública
Entre todos os territórios, 96 reuniões de trabalho já foram realizadas e 205 famílias são assistidas, com ações deliberadas pelas redes de assistência social, saúde e educação, bem como pelo banco de oportunidades.
O objetivo do Cada Jovem Conta é identificar estudantes em risco de evasão escolar e ligados a situações de risco para a violência. A metodologia começou a ser desenvolvida em setembro de 2017 e envolve 25 educandários, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quatro Centros de Referência de Assistência Social Areal (Cras) e suporte extra do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além de uma equipe volante.