ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Cadastro Único no Bairro atrai centenas no Balneário dos Prazeres

Prefeitura e parceiros levaram ações sociais, de saúde e de lazer para a comunidade local

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 04-06-2023 | 11:09:14

Uma grande atividade foi realizada no Balneário dos Prazeres, neste sábado (3), para aproximar a comunidade do Cadastro Único, ferramenta de acesso a benefícios sociais no país. Servidores municipais e empresas parceiras ofereceram diversos serviços e atividades de lazer a quem esteve na praça Aratiba e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiz Augusto de Assumpção.

Fotos: Rodrigo Chagas

A prefeita Paula Mascarenhas afirmou que o evento foi muito importante para aproximar a Prefeitura da população, que atividades como essa mostram que o poder público não fica apenas esperando as demandas, mas que existe busca ativa, vai ao bairro, facilita o acesso, se esforça para alcançar as pessoas que precisam dos serviços, mas não conseguiram buscar, e aproveitou para levar outros serviços, cultura e arte.

Fotos: Rodrigo Chagas

Novas inscrições e atualizações do Cadastro Único foram feitos durante todo o dia, por 12 servidores, na Emef e em visitas dos técnicos a algumas casas. Foram 179 atendimentos, a maioria de novos cadastros. A moradora Cleuza Mariza Pinto Farias, de 60 anos, conta que fez o cadastro para acessar os benefícios, pois após a morte da empregadora ficou sem trabalho e não conseguiu outro, por causa da idade, e hoje vive com o suporte dos filhos.

Fotos: Rodrigo Chagas

Além disso, a equipe de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) deu orientações sobre higiene bucal, distribuiu escovas de dentes e revistas da Turma da Mônica para as crianças. Nove alunos e uma professora do curso de técnico em enfermagem do Senac mediram sinais vitais e orientaram sobre cuidados com a saúde. A equipe da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) distribuiu 150 mudas das frutíferas araçá, pitanga e goiaba serrana; e da ornamental pata de vaca. A Ouvidoria cadastrou 14 pessoas que solicitaram a castração de 42 animais. O Sine fez o cadastro de trabalhadores em busca de emprego, encaminhou para entrevistas e orientou sobre carteira de trabalho e seguro desemprego.

Fotos: Rodrigo Chagas

O secretário da Secretaria de Assistência Social (SAS), Tiago Bündchen, responsável pela execução do evento, avaliou que além da grande procura pelos serviços, uma marca bastante positiva do dia foi a solidariedade da população – no estande do Varal Solidário, onde as pessoas podem escolher e levar roupas e calçados gratuitamente, foi registrada um significativo número de doações, quem precisava pegava; quem podia, doava.

Fotos: Rodrigo Chagas

Na área do lazer, quem esteve lá pode curtir os shows de Allgo Novo, Hugo Miori, Rodrigo Luz, Samba Mais, Solon Silva e Tonzinho Farias; aproveitar a mateada; serviços de beleza, fazer testes de visão, e o projeto Vida Ativa ofereceu brinquedos infláveis para as crianças e aulão de ritmos.

Fotos: Rodrigo Chagas

O evento teve o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sine, Senac, Sest/Senat, Osirnet, Unifael, ótica Bella Vista e erva mate Barão.

cadastro único, balneário dos prazeres, barro duro, serviços públicos, comunidade