Pacto Pelotas pela Paz está presente no bairro por meio dos eixos Prevenção Social e Policiamento e Justiça
18-04-2019 | 10:35:57
Mais de 300 pessoas, entre alunos, pais e professores do Getúlio Vargas, se uniram, na manhã desta quinta-feira (18), em uma Caminhada pela Paz. O ponto de encontro e de partida do grupo para a manifestação pacífica – que chamou a atenção de moradores, pedestres e motoristas à importância da segurança pública – foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mário Meneghetti.
Os participantes, acompanhados por faixas e cartazes, pediam a paz para o bairro, que integra uma das regiões com maior índice de criminalidade e violência no município e é alvo das estratégias dos eixos de Prevenção Social e Policiamento e Justiça do Pacto Pelotas pela Paz, conforme dados coletados pelo Observatório de Segurança Pública.
As ações promovidas pela Prefeitura tem o objetivo de mudar a realidade dos cidadãos que residem no local, além de oferecer mais segurança aos cidadãos e melhores oportunidades para as crianças e jovens. A Emef Mário Meneghetti é um dos 60 educandários do município que participam, desde o ano passado, dos encontros para a construção das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves).
As Cipaves estão entre as ações previstas pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) para combater situações de violência observadas dentro das instituições como a prática do bullying, a intolerância racial ou a agressão física. A experiência foi desenvolvida pelo governo do Estado e tem embasado programas e projetos relacionados a problemas no ambiente escolar.