
Casa Seis terá recital solo de flauta transversal aberto ao público no dia 26
No dia 26 deste mês, às 18h, a Casa Seis receberá mais um evento musical gratuito e aberto ao público, de iniciativa do Departamento de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “As Poéticas Sonoras para Flauta Solo: uma instalação sonora em forma de recital” são composições de Raul Costa d’Avila, flautista e professor no Centro de Artes da UFPel.
“Mais do que executar peças, este recital propõe um espaço de escuta partilhada — uma instalação sonora em forma de recital. O palco se torna território de presença. O silêncio, matéria compositiva. A respiração, dramaturgia do gesto. O público não é mero espectador: é interpelado sensivelmente, convidado a habitar a escuta”, explica d’Avila.
As Poéticas Sonoras para Flauta Solo são composições que se desenvolvem a partir de inspirações poéticas das mais diferentes naturezas. Algumas emergem em fluxo contínuo, inteiras — como se fossem descobertas, e não compostas; outras surgem fragmentadas, exigindo elaboração posterior a partir da escuta afetiva da experimentação e da escrita.
Ainda que carreguem em sua origem o impulso da improvisação e da respiração criadora, essas peças assumem forma própria, sensível e definitiva — são obras fixadas, com identidade poética singular, abertas não ao acaso, mas à interpretação. O referencial teórico que atravessa essa prática é plural: de Paul Valéry, que valoriza a “desordem criativa” como força vital da invenção, à corporeidade fenomenológica de Merleau-Ponty, passando por a noção de poiésis em Heidegger — o fazer que revela, em vez de simplesmente produzir.
“De maneira especial, este trabalho ressoa com as ideias de Bruce Ellis Benson, para quem a prática musical é, antes de tudo, um exercício de phronesis — a sabedoria prática aristotélica que une ação, escuta e discernimento ético-estético”, pondera D’Ávila.
O compositor
Doutor pela Escola de Música da UFBA, d’Avila tem atuado como convidado em instituições no Rio Grande do Sul (UFSM e UFRGS) e em outros estados (UEMG, UFG, UFBA e UNIRIO). Seus Poemas Sonoros para flauta solo vêm sendo interpretados por flautistas brasileiros e estrangeiros e um deles foi selecionado como peça de confronto em concurso promovido pela Associação Colombiana de Flautistas, em 2020. Em 2022 foram publicados pela Lund University (Suécia), através da coleção The Flautists Vademecum, editada pelo Prof. Dr. Anders Chapelon. As composições têm como inspiração elementos poéticos e culturais brasileiros, refletindo uma conexão com sua trajetória musical.
Em maio passado, apresentou-se como solista junto a FLUTUAR – Orquestra de Flautas da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. Em julho, participou como convidado do International Flute Workshop, em Curitiba, onde atuou como solista da orquestra de flautas do evento e realizou um recital-palestra sobre o processo criativo de seus Poemas Sonoros. Na área de pesquisa, desenvolve investigações sobre processos criativos e sobre o uso do corpo na prática do flautista. Atualmente, é vice-presidente da Associação Brasileira de Flautistas (Abraf).
Parceria com UFPel
Esta será o terceiro evento musical feito em parceria com projetos de extensão da UFPel, desde julho deste ano, na Casa Seis. Na Semana de Pelotas, em julho, a Camerata UFPel – projeto de extensão da Universidade formado por acadêmicos dos cursos de música e músicos da comunidade – fez um recital em homenagem ao aniversário do município. Em 15 de agosto, dentro da programação do Dia do Patrimônio, o Grupo Iluminura, composto por docentes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música da UFPel, dedicado à pesquisa e performance de música antiga a partir de instrumentos de época, apresentou um repertório de canções antigas.
Notícias Relacionadas

Atividades culturais movimentam o final de semana no Centro Histórico

Parceria entre CTGs e Prefeitura potencializa os Festejos Farroupilhas

Prefeitura é parceira de exposição do Museu do Hip Hop no Malg

Praça CEU das Artes exibe Mostra de Animação do Festival da Fronteira