20 professores e funcionários do educandário participaram da atividade
04-10-2018 | 16:15:44
Os Círculos de Proteção e Cuidado chegaram a mais uma Escola Municipal de Educação Infantil nesta quarta-feira (3). A Emei Anita Malfatti, localizada no Fragata, recebeu as facilitadoras de Justiça Restaurativa da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Suzana Martins e Maria Delvair Silva, que conversaram com professores e funcionários sobre a importância de cuidar da saúde física, emocional, espiritual e mental.
Participaram das reflexões cerca de 20 representantes do educandário, que integraram discussões sobre os valores humanos, sua influência em determinados momentos da vida e a empatia compartilhada entre os colegas. A descontração e a alegria pautaram o clima do encontro, provocando emoção nos participantes conforme o Objeto da Palavra – item que oferece a oportunidade de fala – passava pelo círculo.
O estímulo à proteção e ao cuidado tem sido promovidos através dos Círculos de Construção da Paz, realizados desde agosto, quando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Abott de Freitas, no Areal, sediou o primeiro. A prática teve início após a formação de coordenadores e orientadores educacionais da Smed em facilitadores de Justiça Restaurativa.
As ações estão previstas nas estratégias do undefined e buscam incentivar uma cultura de não violência nas escolas da cidade. Até o momento, além da Anita Malfatti, as Emeis Antônio Caringi e Ruth Blank receberam a atividade, que deve chegar a outras escolas em breve.