Cursos profissionalizantes vão beneficiar crianças e adolescentes do Navegantes
05-07-2019 | 19:03:27
Nesta sexta-feira (5), a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a aula inaugural do Espaço de Referência para Juventude, que ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS) para reunir todos os alunos num primeiro encontro. Localizado no Navegantes, junto ao Cras São Gonçalo, o Espaço vai sediar cursos e oficinas gratuitos, buscando capacitar e profissionalizar jovens da região e prevenir a violência por meio das novas oportunidades. A iniciativa faz parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz.
Espaço da Juventude abre novas oportunidade no Navegantes
Navegantes contará com Espaço de Referência para Juventude
Paula aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa dos jovens e afirmar que a criação do Espaço da Juventude mostra que no mundo há muitas oportunidades positivas. “As portas do crime estão sempre abertas e alguns adolescentes acabam enveredando por esse caminho por falta de opção. Queremos mudar essa realidade e mostrar que é possível ter sucesso trabalhando honestamente. São vocês que vão nos ajudar a contar essa história. Vocês vão ser a nossa referência para os próximos espaços que serão criados”, disse a prefeita.
Feito para ser apropriado pela comunidade do São Gonçalo, a ideia é que o modelo seja replicado em outras regiões do município. “Queremos abrir mais portas aos jovens para que eles não sigam pelo caminho da violência”, afirmou o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray.
Oportunidade que a estudante Vanessa Gonçalves Duarte, 18 anos, não quer perder. Ela vai fazer o curso de Recepcionista e Telefonista oferecido pela Pop Escolas, contratada pela Prefeitura, e pretende aproveitar para enriquecer o currículo. “Quero estar preparada para o mercado de trabalho”.
Já a doméstica Noeli dos Santos, 52, acompanhou o filho João Gabriel, 15 anos, no primeiro dia de aulas no curso de Conferente e Arrumador de Cargas. “Quando soube que teriam as aulas e que eram de graça, já incentivei ele a participar. É sempre bom pensar no futuro e aproveitar quando surgem oportunidades como esta”, avalia.
As inscrições para os cursos estão abertas e podem ser feitas no próprio Espaço de Referência para Juventude, localizado à rua Darcy Vargas, 212, das 14h às 17h. Os interessados precisam apresentar uma Carta de Recomendação, emitida pelo Cras São Gonçalo ou pelas escolas da região; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Como as vagas são limitadas, será criada uma lista de espera.
A ideia do local surgiu após a realização do Projeto Start – coordenado por Pablo Salomão e voltado à capacitação para o mercado de trabalho - no Cras, em 2018. Neste período se notou a necessidade de promover atividades que estimulassem os adolescentes do bairro, aproveitando o prédio público que poderia ser melhor utilizado. Meio ano depois, cinco atividades já estão confirmadas, além de uma nova turma do Start. Voltados aos jovens da região com idades entre 14 e 24 anos, os cursos contratados pela Prefeitura são: