A cerimônia de abertura aconteceu nesta segunda-feira (2) no Hemopel e contou com a apresentação da banda da Brigada Militar

Começou a campanha Sou Servidor, Sou Doador

A cerimônia de abertura aconteceu nesta segunda-feira (2) no Hemopel e contou com a apresentação da banda da Brigada Militar
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 02-06-2025 | 12:53:35
Tags:

Começou, nesta segunda-feira (2), mais uma edição da campanha Sou Servidor, Sou Doador. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel), a iniciativa tem como objetivo incentivar a doação de sangue entre os servidores públicos municipais, do Executivo, do Legislativo, além dos empregados de autarquias e empresas públicas.

Além de servidores e autoridades, o evento também contou com a presença da banda da Brigada Militar. Fotos: Manuela Santos (Secom)

Os servidores que realizarem a doação de sangue, durante a campanha, ganham duas folgas – uma habitual (dia da doação) e uma extra (organizada com a chefia imediata). Para ter direito ao benefício, o doador deve entregar o comprovante da doação no Departamento de Saúde e Segurança da Sarh, à rua General Osório, 938, para que seja registrado na sua ficha de controle de ocorrências, para justificar o futuro pedido de folga.

Na solenidade de abertura, realizada no HemoPel, a secretária de Administração e Recursos Humanos, Carla Cassais, destacou que a campanha cumpre o papel fundamental para incentivar os servidores à doação de sangue. 

“A campanha é um incentivo para que as pessoas doem sangue, pois o sangue é algo extremamente valioso e insubstituível. Doar é um gesto nobre, um verdadeiro ato de amor ao próximo. É uma troca solidária e é justamente isso que torna essa campanha tão importante”, concluiu a secretária. 

A secretária de Saúde, Ângela Vitória, reafirmou a importância da campanha para os hospitais, para toda a região e para que cada um de nós possa se sentir mais seguro, caso, um dia, precise de sangue.

“Esse é um gesto importantíssimo para manter o banco de sangue abastecido. A campanha é importante para sensibilizarmos a comunidade e, mais que isso, sensibilizar os nossos servidores”, disse. 

Durante a solenidade, a coordenadora do HemoPel, Gisele Ortiz, destacou o sucesso que é a campanha Sou Servidor, Sou Doador. A iniciativa chega à 4ª edição, auxiliando o Hemocentro a manter os estoques de sangue abastecidos.  

“O Hemocentro tem a necessidade de captar cerca de mil doadores por mês para atender toda a demanda da Zona Sul e Campanha. É de extrema importância a participação de toda a população e dos servidores municipais. Não podemos produzir o sangue. Então, precisamos da solidariedade de todos. Doem sangue!”, finalizou Gisele. 
Autoridades recebem o boton e a camiseta da campanha com o objetivo de fortalecer e incentivar à doação. Fotos: Ricardo Bandar e Manuela Santos (Secom)

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (51) 3288-9193, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209. O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Estiveram presentes, no ato, os secretários de Turismo, Danilo Rodrigues, de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli, o diretor-presidente do PrevPel, Renato Abreu, assim como representantes de demais secretarias e instituições públicas. 

Condições para ser um doador

O candidato a doador deve procurar o HemoPel e apresentar documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.

Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinas também precisa aguardar – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Notícias Relacionadas

Lançado edital de abertura do processo de seleção simplificada para Agente Fiscal

Lançado edital de abertura do processo de seleção simplificada para Agente Fiscal

Prefeitura convoca e nomeia profissionais em 10 novos editais

Prefeitura convoca e nomeia profissionais em 10 novos editais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeitura cancela seleção pública para a função de Agente Fiscal

Prefeitura cancela seleção pública para a função de Agente Fiscal