ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Comitê de Prevenção do Pacto interage em círculo da paz

Indicadores e metas do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz também estiveram em pauta

30-10-2018 | 17:23:00

Valores fundamentais para a convivência em sociedade foram abordados durante a reunião mensal do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), nesta terça-feira (30), quando, além de analisar os indicadores e metas do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz, os membros do CIP também interagiram em um Círculo de Construção da Paz mediado pela orientadora educacional e facilitadora de Justiça Restaurativa, Jussara Cruz. 

Fotos: Marcel Ávila

No encontro ocorrido no auditório da Secretaria de Saúde (SMS), foi discutida ainda a integração entre os dados colhidos pelo CIP e os captados pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que poderão relacionar a violência em áreas específicas com os índices de evasão escolar. O uso dos gráficos do Programa de Gestão Estratégica (Proges), para entender como a rede de atendimento atuará nesses casos, também foi comentado.

 Participaram da reunião representantes das secretarias de Educação e Desporto (Smed) e Segurança Pública (SSP), da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, Observatório Municipal de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e Instituto Cidade Segura. O assessor especial do Gabinete da prefeita, Samuel Ongaratto, também esteve presente.

Círculo de reflexão

Na fala inicial do círculo restaurativo, Jussara comentou sobre a origem do método que remete às antigas tribos indígenas, e lembrou da importância de momentos de reflexão para a integração entre os atores sociais do Pacto. 

O momento tratou sobre os valores para um mundo melhor e estimulou que os participantes do círculo destacassem os sentimentos que consideram fundamentais para a boa convivência. Com um novelo de lã em mãos – representando um fio condutor -, cada membro ressaltou valores como tolerância, respeito, amor ao próximo e solidariedade, e relatou momentos que encantam em sua profissão. 

Como Objeto da Palavra – peça que dá o direito de fala a quem o segura, e o de escuta aos demais membros do círculo – foi utilizada uma girafa de pelúcia. No Meio de Círculo (composto por objetos ligados ao objetivo da atividade), a vida humana e a transformação social foram representadas por uma pequena árvore, uma borboleta e um coração. 

Tags

pacto, prevenção, círculo

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%