O município confirmou neste mês um novo surto de doença meningocócica

Confirmado novo surto de meningite

O município confirmou neste mês um novo surto de doença meningocócica
Por Secom 23-10-2025 | 15:53:33
Tags: Saúde

O município de Pelotas confirmou neste mês um novo surto de doença meningocócica. Em função disso, nesta quinta-feira (23/10), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu uma atualização do alerta epidemiológico. A classificação como surto ocorreu após a notificação de dois novos casos de infecção pelo tipo C, que se somaram a um terceiro registrado em agosto, totalizando três ocorrências, sem vínculo entre si, e em um intervalo inferior a três meses. Além disso, a cidade havia identificado outro surto em setembro, causado pelo tipo Y, também com três casos.

Comunicado da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS Pelotas

Considerando o Alerta Epidemiológico N.º 7 DVE/CEVS/SES/RS, republicado em 22/10/2025, a Diretoria de Vigilância em Saúde informa que foi identificado um novo surto de meningite meningocócica, no município de Pelotas. 

Entre as semanas epidemiológicas (SE) 34 e 41, foram registrados 3 (três) casos confirmados de doença meningocócica (DM) do sorogrupo C no município, não havendo vínculo entre si e, dessa forma, configurando um surto da doença.

Ressaltamos que houve um surto da DM do sorogrupo Y identificado entre as SE 23 e 33. Os casos dos dois surtos concomitantes de doença meningocócica, um pelo sorogrupo Y e outro pelo sorogrupo C, são considerados limitados e não sequenciais, com número reduzido de casos. Até o momento, nenhum dos casos evoluiu para óbito.

A doença meningocócica trata-se de uma doença infectocontagiosa grave, de rápida evolução, que pode levar à morte se não tratada precocemente. É causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), que pode se manifestar em diferentes sorogrupos – sendo os principais: A, B, C, W e Y. Na DM a transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva, espirros, tosse ou contato próximo com pessoas infectadas.

Os principais sinais e sintomas são: febre alta de início súbito acompanhada de um ou mais sintomas que podem ser confusão ou alteração mental, convulsão, prostração, rigidez de nuca, manchas avermelhadas ou arroxeadas cutâneas (petéquias) e sensibilidade à luz.

Em menores de dois anos também ocorre febre com irritabilidade ou choro persistente, sonolência ou abaulamento de fontanela.

Considerando o cenário epidemiológico atual é fundamental a orientação sobre os sinais e sintomas, reforçando os cuidados preventivos, e destacando a importância da vacinação.

Medidas de prevenção e controle:

Vacinação. A principal forma de prevenção é a vacinação com a meningocócica C e meningocócica conjugada ACWY, disponível gratuitamente no SUS:

• Meningocócica C: para crianças aos 3 meses (1ª dose) e aos 5 meses (2ª dose). 

• Meningocócica ACWY: crianças aos 12 meses de idade (reforço) e adolescentes entre 11 e 14 anos.

Outras medidas de prevenção: evitar contato próximo com pessoas com sintomas respiratórios, manter os ambientes bem ventilados, higienizar as mãos com frequência (com água e sabão) e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, escovas e toalhas.

A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica informa, que todos os casos e os contatos próximos, relacionados ao surto epidemiológico de meningite meningocócica, sorogrupo C, foram monitorados e devidamente orientados e atendidos conforme os protocolos do Ministério da Saúde. No momento encontram-se todos em internação hospitalar.

Reforçamos que a doença meningocócica é de notificação compulsória imediata, devendo ser notificada à vigilância epidemiológica municipal, em até 24 horas da identificação do caso suspeito.

Solicitamos o apoio dos pais e responsáveis, a proteção começa com a vacina!

Levem crianças e adolescentes às salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde, Casa da Vacina e pontos extras de vacinação, e mantenham a caderneta vacinal em dia. Vacinar é um ato de amor e cuidado!

Notícias Relacionadas

Carreta da Saúde chega a Pelotas para reforçar o Outubro Rosa

Carreta da Saúde chega a Pelotas para reforçar o Outubro Rosa

Curso de macramê é promovido pelo Retrate

Curso de macramê é promovido pelo Retrate

Outubro Rosa da Farmácia presta serviços de saúde

Outubro Rosa da Farmácia presta serviços de saúde

Carreta da Saúde será aberta na manhã de sexta-feira

Carreta da Saúde será aberta na manhã de sexta-feira