
Cras na Escola vai à Castilho
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro estará na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora do Carmo (rua Doutor Amarante, 956) para atender as famílias das crianças que estudam no local. A proposta é levar informações sobre direitos e apresentar os serviços que podem ser acessados nos Cras. A ação será nesta sexta-feira (22), das 9h às 11h30.
A coordenadora da atenção básica da Secretaria de Assistência Social (SAS), Tiana Andrade, explica que a parceria entre as diversas secretarias do Município, nesse caso entre a SAS e a Secretaria de Educação (SME), possibilita otimizar os serviços oferecidos às comunidades. “Dessa forma, as equipes aproveitam o momento em que as famílias levam ou buscam as crianças na escola para conversar com elas, sem que precisem se deslocar até o Cras, em um local perto das suas casas e em que elas vão diariamente”, e completa: “algumas vezes as pessoas não sabem que têm algum direito, ou precisam atualizar dados, e poderão aproveitar esse momento para esclarecer ou resolver”, explica Tiana.
Na escola será possível atualizar ou fazer Cadastro Único; e solicitar a confecção de carteiras de identificação social, para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), com fibromialgia, e idosa. Serão feitos encaminhamentos para serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif); e oferecidas orientações sobre direitos, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como Loas. A ONG Vale a vida fará testes rápidos de saúde, nas pessoas interessadas.
O próximo Cras na Escola será na Emef Waldemar Denzer, na Colônia Aliança, dia 26, das 14h às 16h.