Exposição Palmares Vive! é promovida pelo Museu Antropológico do RS

Cultura negra em destaque na Sala Frederico Trebbi

Exposição Palmares Vive! é promovida pelo Museu Antropológico do RS
Por Daniel Silveira 11-09-2025 | 17:03:56
Tags: Igualdade Racial , Exposição

A abertura da projeto Ciclo Itinerante Palmares Vive!, ao final da tarde de quarta-feira (10), na Sala Frederico Trebbi, no saguão da Prefeitura Municipal de Pelotas, oferece à população da cidade uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a presença e cultura negras no Rio Grande do Sul.

Com um conjunto de painéis com fotografias e colagens, a mostra, promoção do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, apresenta ao público a instituição do 20 de Novembro como data da Consciência Negra pelo Grupo Palmares e a liderança do ativista Oliveira Silveira, e outros aspectos importantes, como a criação dos clubes sociais negros, as artes negras jovens contemporâneas, do hip hop e dos grafites, a imprensa negra e os ativismos negros desde o século XIX. 

O secretário de Igualdade Racial, Júlio Domingues, considerou o evento um momento de celebração. Para ele, as manifestações de todas as entidades envolvidas na organização da mostra apontaram para o reconhecimento da contribuição da cultura negra à cultura gaúcha em geral. “A atividade foi um momento emblemático, promovendo a valorização da cultura negra e da presença desta população no Estado e em Pelotas, trazendo um material que pode ser acessado por toda a comunidade.”

O diretor-executivo de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura, Daniel Amaro, lembra que o município possui ampla tradição em diversas manifestações da cultura afro-brasileira, com o Carnaval e suas entidades, as casas de religião de matriz africana, os clubes sociais negros a dança afro e na difusão de instrumentos muito próprios, como o tambor de sopapo. “É de extrema importância Pelotas estar nesse roteiro itinerante, primeiro, por ser a cidade mais preta do Estado, e por ter contribuído com toda a cultura negra do Estado do Rio Grande do Sul”.

O Mars esteve representado no evento pela coordenadora e antropóloga Maria Helena Sant’Ana e pela também antropóloga Carla de Souza Camargo. Maria Helena enfatizou a importância do trabalho em rede com a Prefeitura de Pelotas, através das secretarias municipais de Igualdade Racial, de Cultura e de Política para Mulheres, e com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe - UFPel) e Kilombo das Gurias para a viabilização da atividade, através da participação de pessoas relacionadas às pautas da negritude e ao movimento negro organizado. 

Conforme a antropóloga, as diversas manifestações presentes no município tornam Pelotas um dos berços da resistência e da cultura negra no Estado. “Trata-se de uma cidade que tem muita representatividade, muita força, muita elaboração reflexiva, com muita expressão de qualidade”, declarou. Maria Helena concluiu convidando a sociedade civil a desfrutar da mostra e se apropriar do conteúdo apresentado pela exposição.

Confira a programação:

A mostra Palmares Vive! estará aberta ao público até 27 de setembro - Visitação das 8h às 17h.

Local: Sala Frederico Trebbi, saguão da Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório

11/09

17h30min - Oficina “Educação museal e mediação da exposição Palmares Vive!” (inscrições pelo e-mail mars@sedac.rs.gov.br)

18h30min - Roda de conversa: "Lugares e pontos de memória: articulação de imaginários e oralidades nas construções sociais do povo negro."

Ambas as atividades acontecem na Sala Sala Inah D’Avila Costa, na Secult - Praça Cel. Pedro Osório, Casarão 2, Centro, Pelotas.

13/09

9h30min - "Caminhadas ancestrais no Passo dos Negros"

Saída do Campo do Osório, Passo dos Negros.

Foto: Jederson Borges

Notícias Relacionadas

Secretaria de Igualdade Racial recebe emenda da deputada estadual Laura Sito

Secretaria de Igualdade Racial recebe emenda da deputada estadual Laura Sito

Quatro escolas assistem à palestra sobre combate ao racismo e educação antirracista

Quatro escolas assistem à palestra sobre combate ao racismo e educação antirracista

Secretaria de Igualdade Racial apresenta palestra na EMEF Piratinino de Almeida

Secretaria de Igualdade Racial apresenta palestra na EMEF Piratinino de Almeida

Secretaria de Igualdade Racial abre inscrições para curso sobre cultivo de plantas medicinais e suas aplicações

Secretaria de Igualdade Racial abre inscrições para curso sobre cultivo de plantas medicinais e suas aplicações