Desde o mês passado, não há novos casos registrados

Dengue em Pelotas continua estável

Desde o mês passado, não há novos casos registrados
Por Tânia Magalhães 19-09-2025 | 11:38:09
Tags: atualização dengue

Desde agosto, registros oficiais do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde confirmam a estabilidade de contaminações por dengue em Pelotas. Boletim divulgado às 9h25min desta sexta-feira (19) apresenta 52 casos confirmados, sendo 35 locais e 17 contraídos em outras localidades.

Aplicações são em residências e nas ruas - Fotos: Divulgação/SMS

O fato do município estar há um mês sem novas contaminações é resultado da intensa prevenção adotada pela Prefeitura. A diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, informa que está sendo realizada aplicação regular do produto químico Fludora, utilizado em locais constatados como ambientes favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho é feito pelas equipes de segundas a sextas-feiras e, inclusive, aos sábados. Na semana que vem, equipes aplicarão o produto no bairro Três Vendas. Até agora, já foram atendidos o Fragata, Simões Lopes, Dunas, Centro e Areal.

A SMS informa que não há hospitalizados por dengue em Pelotas, 13 casos estão em investigação e 430 foram descartados. Alerta para a necessidade da população colaborar, intensificando os cuidados preventivos, principalmente, com a chegada da primavera, na semana que vem, com temperaturas e ocorrências de chuvas que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da doença.

A orientação principal à comunidade é no sentido de ser atenta quanto a locais em pátios, jardins ou áreas de suas casas que possam acumular água. É nesses ambientes que a fêmea do mosquito põe seus ovos. Entre outras medidas, é preciso eliminar objetos que retenham água, virar recipientes para baixo, utilizar areia nos pratinhos das plantas, higienizar bebedouros de animais domésticos e manter a limpeza.

Registros atuais apontam a identificação de 1.489 focos de Aedes aegypti em diversas áreas da cidade. O bairro Fragata continua na frente, com 633 focos. Nas Três Vendas, 353, enquanto no Centro há 161. O Areal conta com 141 focos registrados, a Barragem com 85, o São Gonçalo com 61 e o Laranjal com 55.

Notícias Relacionadas

UBS Colônia Z3 comunica alteração no horários de funcionamento

UBS Colônia Z3 comunica alteração no horários de funcionamento

Prédio da UBS Leocádia será recuperado

Prédio da UBS Leocádia será recuperado

Retrate promove curso de pintura e tingimento

Retrate promove curso de pintura e tingimento

Vigilância ambiental promove capacitação sobre a esporotricose

Vigilância ambiental promove capacitação sobre a esporotricose