Dezembro Vermelho começa com atividades de prevenção ao HIV e Aids
A Rede das Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP) da Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura elaborou programação para desenvolver no Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção contra o HIV e Aids. As atividades iniciaram-se nesta segunda-feira (1º), na banca 16 do Mercado Central, pela manhã e tarde, com disponibilização ao público de testes rápidos para HIV, oferta de Profilaxia Pré-exposição à Infecção pelo HIV (PrEP), distribuição gratuita de preservativos, de gel lubrificante e de impressos informativos.
No Mercado, atendimento aberto à população - Fotos: Manuela Santos
O teste para detectar HIV é seguro, rápido e oferecido gratuitamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) . Ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids. O HIV é o vírus e a sua presença reduz as defesas do organismo, deixando-o suscetível a infecções e doenças. O teste é indicado a todas as pessoas sexualmente ativas, a quem teve relação sem proteção, a quem tem/teve tuberculose, hepatites virais, sífilis ou outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a quem tiver compartilhado seringas ou agulhas e a gestantes ou às mulheres que planejam engravidar. Com o teste feito, é possível partir para a prevenção/tratamento.
A coordenadora da RDCTP, Carol Félix, informa que durante o mês – Dezembro Vermelho -, todas as UBSs vão trabalhar, em seus territórios, com atividades voltadas à campanha de prevenção contra o HIV/Aids. Além disso, instituições parceiras também estão entrosadas na campanha. O Município está mobilizado à conscientização e aprofundamento de informações sobre o vírus e a Aids. Desde novembro, a Rede começou a desenvolver atividade de matriciamento com a Atenção Primária da SMS, para realização de trabalho, em dezembro, voltado a pessoas que vivem com o HIV, visando à prevenção.
O tratamento do HIV/Aids é gratuito, oferecido pelo SUS e deve ser iniciado a partir do resultado positivo do teste. Os medicamentos são capazes de controlar a replicação do vírus e preservam a imunidade. A profilaxia pré-exposição à infecção (PrEP) pelo HIV pode ser acessada pelo WhatsApp do TelePrEPel (53) 99162.0416 ou presencialmente no Centro de Especialidades, sala 407, à rua Voluntários da Pátria, 1.428, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30min, sem necessidade de agendamento. É uma estratégia de prevenção para pessoas em risco, indicada a partir dos 15 anos.