Rede das Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias oferece serviços ao público no Mercado Central

Dezembro Vermelho começa com atividades de prevenção ao HIV e Aids

Rede das Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias oferece serviços ao público no Mercado Central
Por Tânia Magalhães 01-12-2025 | 11:16:05
Tags: dezembro vermelho

A Rede das Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP) da Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura elaborou programação para desenvolver no Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção contra o HIV e Aids. As atividades iniciaram-se nesta segunda-feira (1º), na banca 16 do Mercado Central, pela manhã e tarde, com disponibilização ao público de testes rápidos para HIV, oferta de Profilaxia Pré-exposição à Infecção pelo HIV (PrEP), distribuição gratuita de preservativos, de gel lubrificante e de impressos informativos.

No Mercado, atendimento aberto à população - Fotos: Manuela Santos

O teste para detectar HIV é seguro, rápido e oferecido gratuitamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) . Ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids. O HIV é o vírus e a sua presença reduz as defesas do organismo, deixando-o suscetível a infecções e doenças. O teste é indicado a todas as pessoas sexualmente ativas, a quem teve relação sem proteção, a quem tem/teve tuberculose, hepatites virais, sífilis ou outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a quem tiver compartilhado seringas ou agulhas e a gestantes ou às mulheres que planejam engravidar. Com o teste feito, é possível partir para a prevenção/tratamento.

A coordenadora da RDCTP, Carol Félix, informa que durante o mês – Dezembro Vermelho -, todas as UBSs vão trabalhar, em seus territórios, com atividades voltadas à campanha de prevenção contra o HIV/Aids. Além disso, instituições parceiras também estão entrosadas na campanha. O Município está mobilizado à conscientização e aprofundamento de informações sobre o vírus e a Aids. Desde novembro, a Rede começou a desenvolver atividade de matriciamento com a Atenção Primária da SMS, para realização de trabalho, em dezembro, voltado a pessoas que vivem com o HIV, visando à prevenção.

O tratamento do HIV/Aids é gratuito, oferecido pelo SUS e deve ser iniciado a partir do resultado positivo do teste. Os medicamentos são capazes de controlar a replicação do vírus e preservam a imunidade. A profilaxia pré-exposição à infecção (PrEP) pelo HIV pode ser acessada pelo WhatsApp do TelePrEPel (53) 99162.0416 ou presencialmente no Centro de Especialidades, sala 407, à rua Voluntários da Pátria, 1.428, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30min, sem necessidade de agendamento. É uma estratégia de prevenção para pessoas em risco, indicada a partir dos 15 anos.

Notícias Relacionadas

Trailer da Vacina estará no Fragata no fim de semana

Trailer da Vacina estará no Fragata no fim de semana

Prefeitura tem programação no Dia Mundial de Prevenção ao HIV e Aids

Prefeitura tem programação no Dia Mundial de Prevenção ao HIV e Aids

Pelotas fecha 11 meses com 56 casos de dengue

Pelotas fecha 11 meses com 56 casos de dengue

Obras do novo HPS atingem 89,68% do total do projeto

Obras do novo HPS atingem 89,68% do total do projeto