ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Dia de Tiradentes contará com serviços essenciais

Decreto 6.393/2021, que adere ao Sistema Estadual de Distanciamento Controlado com base na cogestão, assegura serviços indispensáveis à população

Por Tânia Magalhães 20-04-2021 | 14:06:30

*Atualizado às 18h08min.

Na quarta-feira, 21 de abril, data consagrada a Tiradentes e, também, feriado nacional, a rotina da cidade sofrerá alterações. No entanto, serviços essenciais estão mantidos pela Prefeitura, regrados pelas disposições do Decreto 6.393/2021, que impõe restrições e trata das flexibilizações de controle à pandemia do novo coronavírus. Saúde, assistência social, saneamento, segurança e outros setores manterão as atividades.

O Município aderiu ao Sistema Estadual de Distanciamento Controlado, com base na cogestão regional, e combina protocolos das bandeiras vermelha e preta. Para o feriado de Tiradentes, prepara rigor na fiscalização do cumprimento de regras e lembra que os cuidados essenciais são indispensáveis, como uso obrigatório de máscara, álcool gel e higienização das mãos, sempre que possível, com água e sabão.

Saiba o que vai funcionar, locais e horários

Saúde

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – atendimento 24 horas à rua Barão de Santa Tecla, 834.

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas à avenida Ferreira Viana, 2.231. Atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais.

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – funcionamento ininterrupto à avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos e crianças com sintomas de síndromes gripais.

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 24 horas. Chamados pelo telefone 192.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – Abrirá no feriado das 8 às 18h, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – não abrirá na quarta-feira.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não funcionarão no feriado.

* Hemocentro Regional – não atenderá no feriado, retornando às atividades na quinta-feira (22), às 8h, na sede à avenida Bento Gonçalves, 4.569.

Sanep

* Departamentos de Água, Esgoto e Casas de Bombas, para monitoramento das casas de bombas e situações de falta de água ou emergências com esgoto – equipes de plantão pelo telefone 115.

* Atendimentos presencial – agendamentos até as 17h desta terça-feira (20) e retorno na quinta-feira a partir das 8h.

* Atendimentos on-line – WhatsApp, e-mail e telefone estarão disponíveis até as 18h30min desta terça-feira, retornando na quinta-feira.

* Recolhimento de lixo – no feriado, não sofrerá alterações, mantendo os horários habituais em todas as regiões da cidade.

Ecopontos

* Feriado – estarão fechados na quarta-feira, reabrindo na quinta-feira às 8h.

Feiras livres

* Funcionamento normal no feriado – ruas Princesa Isabel, Almirante Tamandaré, São Luiz (Cohab Lindoia), Doutor Ramis Galvão (Cohab Tablada), e Doutor Carlos Bordini (Simões Lopes).

Comércio

* Comércio – os estabelecimentos comerciais terão funcionamento facultativo, desde que obedecendo o que está estabelecido no Decreto nº 6.393.

Mercado Central

* Bancas – o funcionamento será facultativo aos estabelecimentos. Aqueles que decidirem abrir atenderão no feriado das 9 às 15h.

Shopping Pelotas

* Aberto – estabelecimentos comerciais das 14 às 20h; praça da alimentação das 10 às 16h.

Pop Center

* Aberto – das 10 às 18h.

Transporte coletivo

* Ônibus urbanos – circularão nos horários de domingos.

* Ônibus rurais – circularão em dois horários: 6h30min sentido Colônia/Centro e 19h sentido Centro/Colônia. O ponto de partida e chegada na zona rural será o Scaglione.

As grades de horários podem ser conferidas nos sites www.pratipelotas.com.br e www.empresasantacruz.com.br.

* Ônibus intermunicipais – estarão disponíveis, inclusive carros extras, se necessários para atender à demanda de passageiros, obedecendo as regras de controle da pandemia do coronavírus. Na Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel), o setor de Passagens funcionará das 4h30min às 22h30min; o de Encomendas, das 9 às 15h no feriado.

Assistência Social

* Casa de Passagem – localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social, durante 24 horas. Telefone: (53) 3279.3154.

* Restaurante Popular – não abrirá no feriado de Tiradentes.

* Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 153.

* Guarda Municipal – efetivo em serviço durante 24 horas. Telefone 153.

* Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Bancos

* Agências – não abrem na quarta-feira por determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

* Terminais eletrônicos – serão mantidos em funcionamento a critério de suas agências.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

serviços essenciais, feriado, tiradentes, 21 de abril