
Dia do Patrimônio terá sete atividades do Neab no Parque da Baronesa
O Núcleo de Estudos da Arquitetura Brasileira (Neab) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), preparou sete ações de extensão e educação patrimonial, a serem realizadas no Museu Municipal Parque da Baronesa nos dias 15, 16 e 17 de agosto, dentro da programação do Dia do Patrimônio, de iniciativa da Prefeitura de Pelotas por meio da Secretaria de Cultura (Secult) . A partir do tema geral do evento, “Pelotas me pertence”, as ações, diversas delas voltadas ao público infantil, procuram aproximar a universidade e a comunidade pelotense.
"Queremos proporcionar momentos de encontro com as pessoas e atividades para falar sobre o nosso patrimônio, material e imaterial, para as crianças de forma lúdica e que elas também possam contar as suas histórias e recordações afetivas com o patrimônio da cidade", disse Ana Paula Andrea Dametto, professora da Faurb e coordenadora das ações.
Nos três dias de celebração do Dia do Patrimônio em Pelotas, as ações desta iniciativa incluem oficinas de desenho, hora do conto, mesa de jogos direcionados a crianças, mapa com percurso interativo, uma exposição com trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação e a “cápsula do tempo”, um lugar para lembrar e contar histórias vividas junto ao parque.
"Escolhemos fazer as ações no Parque da Baronesa por se tratar de um lugar de grande fluxo de pessoas, sobretudo nos finais de semana, e de muito afeto, muitas vivências nesse espaço", explicou Ana Paula.
Confira a programação no Neab no Parque da Baronesa:

Foto: Divulgação/Neab/UFPel
Ações internas - no Museu:
Hora do Conto (infantil)
Serão realizadas leituras de livros-objetos produzidos por alunos da FAUrb/UFPel.
Jogos Infantis
A mesa de jogos estará montada e acessível ao longo dos três dias de comemoração ao Dia do Patrimônio. Durante esse período, acontecerão cinco jogos de forma simultânea, com as crianças se revezando entre as atividades. Os jogos são: Jogo da Memória, Quebra-Cabeça, Desenhos para Colorir, Jogo das Definições e Adivinhe a Imagem, todos com temáticas relacionadas à Villa Stella, ao Museu da Baronesa e ao Parque da Baronesa.
Exposição no Salão de Festas do Museu
"Representações e narrativas do Museu Municipal Parque da Baronesa"
Serão expostos trabalhos de graduação e pós-graduação que contemplam: desenhos de observação das edificações que constituem o parque; fotografias antigas do parque, das edificações e do mobiliário, a partir de pesquisa em acervos documentais; trabalhos científicos diversos; projeções audiovisuais; estudos de modelagem tridimensional de elementos do Museu; livros-objeto sobre o Parque da Baronesa.
Fotos: Divulgação/Neab/UFPel
Ações externas - no Parque:
Oficinas de Desenho e Urban Sketchers Pelotas
A atividade tem como objetivo oferecer um novo olhar sobre o Parque da Baronesa por meio de registros gráficos, revelando os interesses e sensibilidades de quem desenha. Dessa maneira, o parque transforma-se em um espaço de expressão e descoberta. Serão oferecidas três oficinas de desenho no Parque da Baronesa. Nos dias 15 e 16, às 15h, as atividades serão voltadas para o público infantil. No dia 17, às 14h, jovens e adultos serão convidados a se integrar ao grupo Urban Sketchers Pelotas, vivenciando uma experiência coletiva de registro gráfico em espaço público.
Local de encontro: Gazebo, ao lado do Museu da Baronesa.
Os participantes devem trazer seus próprios materiais de desenho, conforme preferência pessoal, tais como: prancheta A4 ou A5; ou cadernos de desenho (sketchbook), papéis variados para desenho, lápis (2B ou 4B,6B), borracha, apontador ou estilete, lapiseiras, canetas comum, canetas nanquim, marcadores coloridos (canetinhas), giz de cera, giz pastel, aquarelas e pincéis, etc.
Mapa do Parque
A atividade consiste na elaboração de um mapa informativo virtual do Parque da Baronesa, com o objetivo de promover a valorização e o conhecimento do espaço. O mapa irá apresentar um percurso interativo com os principais pontos de interesse do parque, acompanhados de descrições, imagens e vídeos que contextualizam cada local de forma atrativa. O conteúdo será acessível por meio de um QR Code, que poderá ser escaneado pelos visitantes em pontos estratégicos do parque. A proposta busca estimular a exploração consciente do espaço, convidando o público a se apropriar do parque, reconhecendo sua importância histórica, cultural e ambiental.

Quiosque Nelson Nobre Magalhães, na Baronesa. Foto: Divulgação/Neab/UFPel
Cápsula do Tempo - Quiosque Nelson Nobre Magalhães
Será uma ação de interação com a comunidade, em que as pessoas terão a oportunidade de lembrar e contar histórias vividas junto ao parque. A ideia é gravar estes depoimentos em áudio e vídeo neste espaço e, posteriormente, produzir um material audiovisual que será disponibilizado ao Museu Municipal Parque da Baronesa. Os participantes assinarão um termo de consentimento para posterior divulgação das gravações. Crianças poderão gravar se estiverem acompanhadas de um responsável legal. O espaço do quiosque contará com uma exposição que recordará a atividade do pesquisador Nelson Nobre Magalhães: poemas, folhetos e postais de sua autoria que contam sobre a história e a cultura da cidade de Pelotas.
Construção de Mandala Coletiva
A partir da provocação "Pelotas me pertence. O que te pertence?", será construída uma mandala coletiva sobre o patrimônio cultural pelotense. Nos três dias (15, 16 e 17), às 14h.