ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Emei Antônio Caringi recebe círculos de construção da paz

Atividade do Pacto pela Paz busca solucionar conflitos com o uso do diálogo

05-09-2018 | 17:01:42

      Com a preocupação de proteger e cuidar das crianças que frequentam as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), professores, funcionários e pais participam, desde o início do ano, dos círculos de proteção e cuidado para construção da paz, promovidos pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Nesta quarta-feira (5), a equipe da Emei Antônio Caringi, na Cohab Lindóia, recebeu o primeiro círculo restaurativo conduzido pela facilitadoras Suzana Vilela Martins e Maria Delvair Pereira. 

Fotos: Gustavo Mansur
“Nos círculos somem os cargos, somos todos iguais”, destacou Suzana na fala inicial da atividade.

      As facilitadoras apresentaram as técnicas da Justiça Restaurativa aos servidores no encontro dessa semana. A importância da definição de uma peça de centro foi explicada por Suzana e Maria, que destacaram a necessidade de os itens escolhidos terem relação com o público participante do círculo. No caso da Caringi, foram escolhidos plantas – simbolizando a vida -, bonecos de feltro – relacionado às crianças atendidas pela instituição – e livros sobre o escultor que dá nome a escola.

      O objeto da palavra – item que dá o direito de fala – também foi apresentado à equipe da Emei. Um pequeno boneco vermelho foi utilizado na atividade e passou de mão em mão, enquanto cada participante se apresentava e relatava como se sentia. A emoção podia ser sentida no ambiente onde o círculo ocorria e, conforme cada pessoa manifestava suas preocupações, dificuldades pessoais, angústias e expectativas, os demais deixavam transparecer a comoção com as histórias.

“O círculo não tem fins religiosos ou terapêuticos, mas funciona com essa finalidade muitas vezes”, esclareceu Suzana.

      Além de expor sentimentos, os participantes tiveram um momento de relaxamento e contemplação, a fim de que aprendam a cultivar a paz no ambiente da sala de aula e promovam entre seus alunos a cultura da não violência. 

Círculos restaurativos nas escolas

      Os círculos de construção da paz estão ocorrendo nas escolas municipais, com alunos, pais, professores e funcionários. A ação integra as estratégias de Justiça Restaurativa, braço do Pacto Pelotas pela Paz que busca solucionar conflitos com o uso do diálogo. 

      Antes de atuarem nas instituições de ensino, os coordenadores e orientadores educacionais da Smed participaram de uma capacitação em agosto de 2017, que tinha por objetivo formar facilitadores do método. Após receberem o certificado, em abril deste ano, começaram a atuar nas escolas para promover a paz e a não violência. 

Tags

pacto, círculo de proteção e cuidado, círculo restaurativo, construção da paz

Carregando 0%
Carregando 0%