Reunião tratou sobre a viabilidade de ações alusivas ao Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência, que ocorre em setembro
04-08-2018 | 14:50:32
Esta sexta-feira (3) foi destinada à atualização das frentes de trabalho do programa Infância Protegida, do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz. Para alinhar os indicadores e metas de cada projeto, a equipe gestora contou com o assessoramento do coordenador do Pacto, Samuel Ongaratto. Além de organizar a inserção dos dados referentes ao Infância Protegida no Programa de Gestão Estratégica (Proges) – ferramenta informatizada da Prefeitura – o grupo tratou sobre futuras ações.
Uma delas refere-se à realização de atividades alusivas ao Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência, celebrado dia 26 de setembro. A ideia é programar uma força-tarefa interligando as áreas da saúde e da educação para condensar temáticas voltadas ao tema em uma mesma semana, intensificando o trabalho de conscientização com estudantes da rede de ensino.
Materiais gráficos já foram elaborados para subsidiarem informações acerca da gravidez na adolescência: um guia aos alunos e um jornal aos professores. Aos jovens da rede serão destinados 25 mil exemplares do material e aos professores, 3 mil. O objetivo é oferecer aos educadores um recurso de informação segura para embasar discussões em sala de aula.
O Infância Protegida também atua em projetos para erradicar o sub-registro civil de nascimento no Município, reduzir a vitimização precoce, fortalecer vínculos familiares na primeira infância e levar informações a gestantes e puérperas, através do Escola de Mães e Avós.