ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Escola da Paz é tema de formação das Cipaves

Pais, professores, orientadores educacionais e diretores participam de capacitação para atuar nos ambientes escolares

06-09-2018 | 12:35:33

      A construção de uma cultura de paz será o foco da formação em Escola da Paz, direcionada aos membros das Comissões de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), com início marcado para a manhã da próxima segunda-feira (10), no auditório do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul). A capacitação ocorre em três encontros presenciais, quando pais, professores, orientadores educacionais e diretores das instituições - que compõem as Cipaves em cada um dos cerca de 60 educandários municipais de ensino fundamental – participarão de atividades com o objetivo de solucionar conflitos no ambiente escolar. 

      O curso permitirá que as comissões atuem a partir de 2019. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed), organizadora da formação, prevê a realização de palestras com temas variados durante os encontros. No primeiro, serão abordadas experiências e conquistas a partir da criação das Cipaves em escolas estaduais, mediada pela educadora Dóris Noronha da 5ª Coordenadoria Regional de Educação; e a instalação do projeto Escola da Paz, pela diretora de ensino da Smed, Loreni Peverada, que terá como objetivo avaliar as expectativas da comunidade escolar.

Palestras sobre construção da paz

      As palestras de segunda continuam com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral, que falará sobre a não violência e a adoção de uma cultura de paz nos espaços de convivência. A capacitação também contará com a contribuição da pesquisadora sobre direitos humanos na educação, Cristina Tomáz, que abordará o tema Valores: Paz, Respeito e Tolerância. 

      As discussões do primeiro encontro encerram-se ao final da tarde, com a apresentação do projeto Escola da Paz, pela consultora do Instituto Cidade Segura Tâmara Biolo, que falará sobre o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, onde as ações no meio educacional estão inseridas. 

Próximas semanas

      Os encontros das semanas seguintes estão agendados para os dias 17 e 24 de setembro e também terão foco nos resultados das ações da Justiça Restaurativa nas escolas municipais. A orientadora educacional da Smed Jussara Cruz, e a coordenadora do Cejusc de Porto Alegre, Anita Maurique, serão as responsáveis pelas explanações.

      Ao final do curso serão promovidos círculos de construção da paz simultâneos na Escola Técnica Estadual João XXIII, quando os participantes das Cipaves poderão colocar em prática os aprendizados adquiridos. 

Veja a prévia da programação

Tags

formação, ifsul, escola da paz, cipaves, paz, não violência

Carregando 0%
Carregando 0%