ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Escola de Mães e Avós: gestantes visitam maternidade

Ação integra as atividades do projeto do Pacto Pelotas pela Paz

31-08-2018 | 15:18:23

      Dando continuidade às ações do Escola de Mães e Avós, que integra o programa Infância Protegida, do Pacto Pelotas pela Paz, um grupo de gestantes, do Dunas, conheceu as instalações do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). Acompanhadas por uma agente comunitária de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, as mães foram recebidas por profissionais da instituição para conhecer o ambiente da maternidade.

      A coordenadora do Infância Protegida, Carmem Viegas, explica que a visita foi possível por meio da parceria da Prefeitura com o HE, através do projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On). 

“Estamos seguindo o que a estratégia Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, preconiza, que é a possibilidade de tornar o ambiente hospitalar familiar e tranquilizar as gestantes para que se diminuam os anseios na hora do parto", acrescenta Carmem.

Compartilhando saberes

      A Escola de Mães e Avós é um projeto itinerante da Secretaria de Saúde (SMS) que, atualmente, realiza atividades nas UBSs Bom Jesus e Leocádia. Em quatro encontros, a troca de conhecimento entre a comunidade e profissionais de saúde permite um espaço favorável à disseminação de informações relacionadas à maternidade, como vacinas e exames fundamentais, cuidados com o recém-nascido, amamentação, depressão pós-parto, entre outras coisas.

Tags

escola de mães e avós, infância protegida

Carregando 0%
Carregando 0%