A 1° Feira da Juventude reuniu a comunidade neste sábado (30), contando com atividades artísticas e esportivas

Evento incentiva o protagonismo da juventude pelotense

A 1° Feira da Juventude reuniu a comunidade neste sábado (30), contando com atividades artísticas e esportivas
Por Andrine Teixeira Garcia 31-08-2025 | 09:10:37
Tags: Juventude , Feira , Protagonismo

Na tarde deste sábado (30), a Rua Doutor Cassiano, entre Álvaro Chaves e Bento Martins, foi ocupada por exposições e oficinas levando arte, cultura e esporte à comunidade. A 1° edição da Feira da Juventude reuniu diversas pessoas no entorno do Ginásio Municipal Karosso, todos em busca do protagonismo da juventude pelotense. O evento contou com uma feira de rua, com espaço para bancas destinadas à gastronomia, artesanato e apresentações artísticas, com trabalhos desenvolvidos por jovens.

Lucélia da Silva esteve presente com sua banca, Negraluart, com artesanato voltado para a cultura preta, com alusão a orixás e matriz afro, com a produção de brincos, mandalas e porta incensos, sendo feita a partir de materiais recicláveis, como MDF e CDs, assim como agendas encapadas com tecido africano e possuindo folhas de papel reciclado. “A feira é importante pelo fato de vermos cada vez mais a juventude sendo criativa, em busca de seus espaços, é um lugar em que podemos trazer nossos trabalhos”, afirma a artista. 

Imagens - Andrine Teixeira Garcia/Secom

Ester Moraes é aluna do 8° semestre do curso de Artes Visuais e levou quadros, adesivos, ecobags e camisetas, todas feitas com produção autoral de gravura, desenhos, pintura e colagem. “A gente normalmente tem essa visibilidade só na faculdade, né? Esse espaço demonstra uma valorização do que a gente faz e do que a gente é como artista”, declara a estudante. Daniela Oliveira também é aluna de artes visuais e produz acessórios artesanais com miçangas e pingentes, feitos com materiais que são garimpados e mesclados para que seus artesanatos sejam exclusivos, e afirma compartilhar do sentimento de valorização do trabalho. 

O prefeito Fernando Marroni, a vice-prefeita Daniela Brizolara, a secretária de governo Miriam Marroni, e o de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel estiveram presentes prestigiando as atividades. Durante o cerimonial de abertura eles afirmaram a importância de eventos que promovem a integração entre a comunidade, apontando que o futuro de Pelotas é de uma juventude que anda lado a lado com o governo, de mãos dadas com as políticas públicas. “Contem sempre com a nossa Prefeitura, para que a gente promova cada vez mais políticas para a nossa juventude, para que a gente construa um futuro melhor para todos", afirmou o chefe do Executivo. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). 

Imagens - Volmer Perez/Secom

Foram plantadas 20 mudas no entorno do ginásio, entre as espécies de cereja, pitanga e ingá, uma ação em conjunto com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). Além disso, a Secretaria de Assistência Social (SAS) esteve presente com informações acerca do CadÚnico, assim como a Secretaria de Saúde, em parceria da Escola de Educação Profissional Pelotas (SEG) disponibilizou vacinação contra HPV e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participou com a produção de carteirinhas estudantis.

Notícias Relacionadas

Feira da Juventude ocorre neste sábado (30) em Pelotas

Feira da Juventude ocorre neste sábado (30) em Pelotas

Turma de basquete da SELJ participa de amistoso com equipe do IFSul

Turma de basquete da SELJ participa de amistoso com equipe do IFSul

Projeto da Prefeitura participa da 2° etapa do Circuito de Ginástica

Projeto da Prefeitura participa da 2° etapa do Circuito de Ginástica

Feira da Juventude está com inscrições abertas para participantes

Feira da Juventude está com inscrições abertas para participantes