
Exposição abre Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
A 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência está oficialmente aberta em Pelotas com a inauguração na tarde desta quinta-feira (21) da exposição Em tom azul II, na sala Frederico Trebbi, hall da Prefeitura. A mostra ficará disponível à população até o dia 28 deste mês nos turnos da manhã e tarde. Nela, o jornalista e fotógrafo Elison Bitencourt registrou pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) de diversas idades vestidos em azul, cor que simboliza o autismo.
A vice-prefeita Daniela Brizolara destacou que o poder Executivo hoje em Pelotas assumiu o compromisso de fazer uma construção coletiva, com possibilidade de acolher a todos. “Quando falávamos na reconstrução da cidade falávamos em oportunidades e acolhimento para todos, e as pessoas com deficiência não estão fora do nosso horizonte”, assegurou.

A secretária de Governo, Miriam Marroni, e a coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil em Pelotas, Eliane Bitencourt, na exposição Tons de cinza II, que abriu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Pelotas (Fotos: Volmer Perez/Secom)
A importância da inclusão também esteve presente na manifestação da secretária de Governo, Míriam Marroni. Ela lembrou que o autismo ainda impõe novas situações tanto na Educação como na Saúde - fenômeno que traz também desafios em termos de formulações de políticas públicas. “Estamos aprendendo, principalmente na Saúde, é preciso deixar clara a política do setor para o autismo e para outras deficiências, esta é a grande tarefa, apresentar programas de atendimento permanente para o autismo, com fonoaudióloga, neuropediatra, agilizar laudos, capacitar a rede com médicos, enfermeiros e assistentes”, afirmou ela, que anunciou para breve o início de oficinas de dança e atividades físicas para autistas e familiares duas vezes por semana no Sindicato da Alimentação.
Também estiveram presente na abertura da exposição que marca o início da 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência os secretários de Assistência Social, Raquel Nebel, e de Igualdade Racial, Júlio Domingues, a professora e coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil em Pelotas, Eliane Bitencourt, o presidente interino do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Carlos Aristides Rodrigues, e a representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeira Carmem Viegas.