ÚLTIMAS NOTÍCIAS > 210 anos de Pelotas

Exposição na Sala Frederico Trebbi celebra os 210 anos de Pelotas

Obras do artista Geraldo Parcio Ribeiro ficarão expostas no saguão da Prefeitura durante o mês de julho

Por Micael Carvalho 13-07-2022 | 13:57:37

Como parte das comemorações dos 210 anos do município, será aberta na próxima quinta-feira (14) a exposição Pelotas: o passado que o presente não conheceu”. O conjunto de 31 obras do artista Geraldo Parcio Ribeiro, relembra os avanços e o desenvolvimento da Princesa do Sul ao longo do tempo. A exposição ficará disponível para visitação gratuita na Sala Frederico Trebbi, no saguão do Paço Municipal, até 15 de agosto.

Fotos: Rodrigo Chagas

No objetivo de destacar personalidades e lugares importantes para o desenvolvimento de Pelotas, a exposição busca resgatar, através da arte, os fatores que foram essenciais para o cenário econômico, político e social da cidade. De acordo com o artista, a inspiração para a criação do projeto vem das lembranças de uma infância vivida na Pelotas do passado.

“A inspiração para o meu trabalho surgiu através da minha infância, das conversas com meu pai sobre o passado de Pelotas, das figuras populares, do comércio, das distribuidoras de gás, das fábricas de doces, casas de espetáculos e o viver em sociedade. Através dessas memórias, passei a elaborar o projeto”, afirmou Ribeiro.

O artista ainda destaca que uma das principais finalidades da exposição é aproximar o presente do passado, e consequentemente, valorizar a história do desenvolvimento pelotense. “Esse projeto vem para despertar no presente, o interesse em conhecer o que foi, e como foi o passado, para que possamos valorizar, preservar e manter a paz e o bem-estar social de nossa cidade”, completou.

Ao todo, 31 obras constituídas de pintura a óleo, com detalhes em areia, colagem e tinta têxtil, formam a coleção. Através de uma perspectiva cultural, as telas contam as atividades desempenhadas em Pelotas para atrair empresas, favorecer empregados e construir um ambiente agradável à população da época.

exposição, pelotas, geraldo parcio ribeiro, sala frederico trebbi