ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Fenadoce é Patrimônio Histórico e Cultural do Estado

Ato oficial ocorreu em cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre

05-09-2019 | 13:19:49

Nesta quarta-feira (4), o Governo do Estado oficializou a transformação da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de Pelotas em Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu em cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, quando o governador Eduardo Leite assinou a lei que reconhece o evento pela sua importância histórica, cultural, turística e econômica para o Estado.

Assinatura de lei que transformou a Fenadoce em patrimônio estadual reuniu autoridades do município - Fotos: Divulgação/Sdeti

Testemunharam a assinatura, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella; os gestores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), Ênio Lopes e Everson Wendt; a presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica; representando a corte 2019 da Fenadoce, as princesas Carolina Ávila e Kathlen Iandra Silva Prestes, entre outras autoridades.

Para Bazanella, que representou a prefeita Paula Mascarenhas, a Fenadoce já era um patrimônio de todos os gaúchos por divulgar as tradições do Estado, o que passa pela cultura doceira. “O Rio Grande foi povoado por muitas etnias em sua origem e isso impactou na sua culinária. Em Pelotas, foi no doce que essa mistura de sabores e saberes se concretizou, transformando a Feira Nacional do Doce em um expositor vivo da história e da diversidade cultural do Estado.”

Prefeitura e CDL avaliam dados positivos da 27ª Fenadoce

Fenadoce entra para o calendário oficial de eventos do Estado

Reconhecimento

Apresentado pelo deputado estadual Luiz Henrique Viana, o projeto de lei 215/2019 defendia o significado histórico do evento para o RS, destacando a força cultural da tradição doceira, principalmente por unir etnias diversificadas, como a africana, a portuguesa e a alemã, entre outras. “A importância da Fenadoce já é uma realidade. Hoje estamos apenas formalizando tudo isso.”

A fala de Viana foi confirmada pelo governador Eduardo Leite para quem a assinatura da lei é uma forma de reafirmar a importância da Fenadoce para Estado, além de melhorar a possibilidade de captação de recursos para a realização do evento e sua divulgação.

Fenadoce 2019

Em 2019, a Fenadoce recebeu 246 mil visitantes e contabilizou a venda de mais de 1,3 milhão de doces. A Feira recebeu mais de 900 excursões de todo o país e até de países vizinhos, além de promover a visita de crianças de escolas da rede pública da região, recebendo mais de 45 mil alunos. Em 2020, a 28ª edição da Fenadoce acontecerá de 24 de maio a 14 de junho.

fenadoce, governo do estado, patrimônio histórico cultural, porto alegre