Estratégias e projetos que integram o Pacto foram apresentados à comunidade
31-05-2019 | 17:59:58
Mais de 150 pessoas visitaram as cinco salas temáticas do Pacto Pelotas pela Paz organizadas pela Prefeitura, durante o 2º Fórum de Segurança Pública. Realizado nessa sexta-feira (31), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Fórum começou pela manhã, com a apresentação dos índices atuais relacionados à segurança pública no município - consequência, em grande parte, da aplicação das ações previstas no Pacto -, e continuou à tarde, quando os participantes puderam conhecer com mais profundidade as estratégias que integram o programa.
A prefeita Paula Mascarenhas fez questão de acompanhar as apresentações realizadas em cada uma das salas, agradecendo a presença de todos e o empenho dos coordenadores dos projetos.
“Em geral, a comunicação é um grande desafio para o ser humano, isso em todos os níveis, incluindo o público. Esse Fórum é uma prestação de contas à comunidade sobre o Pacto. Queremos mostrar o que tem sido feito e incentivar que a população se apodere do projeto e cobre resultados. Ele não tem partido, é de todos e precisa virar uma política pública", destaca Paula.
Durante a tarde, as cinco salas temáticas permaneceram lotadas. No espaço dedicado à Infância Protegida, as conversas giravam em torno do trabalho de conscientização que vem sendo feito junto às famílias, muito importante para a prevenção da violência.
O Conte Comigo foi um dos exemplos citados e elogiados, já que estimula a leitura e uma melhor relação entre pais e filhos. “As vezes, os livros não fazem parte da realidade dos pais e essa conexão que o Pacto faz, entre pais, filhos e o universo da leitura é maravilhosa”, avalia a professora Flávia Giribone, de Santana do Livramento.
Paula destaca queda de todos os índices criminais de Pelotas em fórum
Programa que prepara famílias para educarem sem violência torna-se política pública
Prefeitura inaugura fábrica de artigos de concreto no Presídio de Pelotas
Já na sala dedicada aos jovens, alunos da escola estadual Joaquim Duval, integrantes de um dos projetos do Pacto, o Start, aproveitaram para conhecer as demais iniciativas que integram o programa e são direcionadas à juventude.
Os coordenadores do Segunda Chance Jovem, Cada Jovem Conta, Banco de Oportunidades, Start, Espaço da Juventude e do Bons Vizinhos contaram como cada ação funciona, motivando os adolescentes a buscar novas oportunidades de crescimento. “Fico feliz em ver essa gurizada interessada em aprender e crescer”, afirma a prefeita.
O programa pelotense, desenvolvido com apoio do Comunitas e do Instituto Cidade Segura, é referência de política voltada a segurança pública no Estado. Prova disso, é que no dia 10 de junho a prefeita Paula participará do lançamento do Pacto Lajeado Pela Paz, cujo modelo foi a iniciativa de Pelotas. “Os municípios precisam se envolver na segurança pública. Pelotas foi pioneira nisso e ficamos orgulhosos de ver o Pacto, que não é nosso, se multiplicar”.
Sala 1 – Segurança, Mobilidade e Gestão Urbana
Operações Integradas
Pedestre Seguro
Repressão Integrada a Homicídio
Código de Convivência
Pelotas Legal
EISP
Videomonitoramento
Sala 2 – Escola da Paz
Justiça Restaurativa nas Escolas
Educação Empreendedora
Construindo Saberes
Comissão Interna de Prevenção da Violência na Escola
Criando Crianças em Ambientes Seguros – ACT
Metodologia Socioemocional
Sala 3 – Infância Protegida
Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento
Redução de Vitimização Precoce
Redução da Gravidez Precoce
Parentalidade – Escola de Mães e Avós
Conte Comigo
Sala 4 – Segunda Chance Adulto
APAC
Artecon P
MOP Ssui
MOP SMS
Sala 5 – Cada Jovem Conta
Segunda Chance Jovem
Cada Jovem Conta
Banco de Oportunidades
Start
Espaço da Juventude
Bons Vizinhos