ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Funcionalidade das plantas é apresentada em curso no Retrate

Conteúdo abordado incluiu plantas medicinais, condimentares e aromáticas

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 05-06-2023 | 17:08:19

Fotos: Divulgação

O serviço de Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate) da Prefeitura ofereceu, na última semana, mais uma oportunidade de capacitação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e o Sindicato Rural de Pelotas. O curso Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, com carga de 16 horas, teve a participação de 17 mulheres.

O engenheiro agrícola instrutor do curso, Fábio Miguens, explica que a fitoterapia, há muito tempo, contribui para o bem-estar e saúde da população. Para ele, “as ações do Senar/RS em parceria com o Retrate têm impulsionado o crescimento das pessoas, estimulam o interesse pelas atividades como negócio e ajudam o ser humano na manutenção da saúde”.

No curso, as participantes aprenderam a fazer chá em gelatina, como obter óleos essenciais, homeopatia, pomadas, tinturas-mãe, água sanitária alternativa e sabão medicinal. A participante Solange Nunes diz que foi “simplesmente fascinante, maravilhoso, quero dar continuidade. O professor tem um saber grandioso, sempre atento para tirar todas as nossas dúvidas”.

Para a arte-terapeuta do Retrate, Fernanda Pinto, o curso possibilitou que os participantes aprendessem técnicas para o cultivo e elaboração de produtos com plantas caseiras, gerando mais qualidade de vida, além de oferecer uma alternativa de economia e geração de renda. A capacitação foi acompanhada pelo supervisor regional do Senar, Giovane Bolzone.

Os cursos promovidos pela Retrate em parceria com o Senar são voltados a produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Município, e têm o objetivo de capacitar os participantes como parte do tratamento e como forma de geração de trabalho e renda com a comercialização dos produtos. Quando sobram vagas, a comunidade em geral é convidada a participar.

A Retrate fica na rua Félix da Cunha, 564. Informações sobre os cursos e sobre a comercialização de artesanato podem ser obtidas no local ou pelo WhatsApp (53) 98105-4131.

Confira os próximos cursos

Macramê – 3 a 6 de julho