ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Guarda Municipal completa 33 anos de história

Pela primeira vez na sua história, a corporação, composta por 146 guardas, é comandada por uma mulher

Por Marina Amaral 09-02-2023 | 16:24:05

A Guarda Municipal (GM) de Pelotas completa, nesta quinta-feira (9), 33 anos de existência. A instituição era responsável apenas pelo patrimônio público e evoluiu, ao longo das décadas, passando a atuar ao lado de outras forças de segurança pública nas ruas, no patrulhamento ostensivo no combate à criminalidade e à perturbação do sossego. Atualmente, a Guarda possui o efetivo de 146 agentes e, pela primeira vez desde sua fundação, é comandada por uma mulher. 

A atual comandante, Cíntia Aires, entrou na GM em 2011 e, em 2017, tornou-se coordenadora do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e integrante do Pacto Pelotas pela Paz. No órgão, ela foi responsável pelo monitoramento de dados criminais e auxiliar na organização de Operações Integradas para definir ações de segurança pública. Após passar por todos os departamentos da GM, foi convidada, em 2021, para assumir o comando.

“É importante uma mulher estar em um cargo como esse, que tem um histórico de ser ocupado e dominado por homens. Ter uma mulher representando outras mulheres abre oportunidade para que elas almejem estar nas forças de segurança pública. Ver mulheres nos comandos atuantes faz com que outras, que nunca cogitaram ocupar esses lugares, repensem e se insiram nesse mercado”, diz Aires. 
Cíntia Aires é a primeira mulher a ocupar o comando da Guarda Municipal - Foto: Rodrigo Chagas

Ações voltadas, exclusivamente, às mulheres são executadas pela GM, como a Patrulha Maria da Penha, criada em abril de 2021 pela Lei 6.903, para atuar no enfrentamento à violência contra a mulher e no acolhimento de vítimas. Somente no ano de 2022, a rede de proteção efetuou 509 atendimentos.  

Além dessa unidade, as guardas municipais atuam no atendimento patrimonial em prédios públicos, na Patrulha Rural e no Operacional. A coordenadora setorial, Daiane Casarin, servidora da GM desde 2020, é outro exemplo de mulher que se realizou ao entrar para a corporação. “Posso dizer que me encontrei profissionalmente e não me vejo atuando em outra área e, apesar de as mulheres serem minoria, nunca enfrentamos discriminação”, afirma. 

Daiane Casarin é guarda municipal desde 2020 e atua como coordenadora setorial - Foto: Rodrigo Chagas

Dos atuais 146 guardas da ativa, 135 são homens e 11 são mulheres. Ao longo desses 33 anos, 257 homens e 79 mulheres já vestiram a farda azul. 

Uma vida inteira dedicada à Guarda Municipal

“As mulheres estão conquistando cada vez mais seu espaço na Guarda, mostrando dedicação, crescimento e aperfeiçoamento. É muito importante tê-las inseridas em vários setores, principalmente na segurança pública. A Guarda precisa ter cada vez mais mulheres”, defende Hamilton Farias, 57 anos, agente que acompanhou os 33 anos de existência da corporação.

Farias ingressou na Prefeitura de Pelotas em 1981 e fez parte do primeiro quadro de servidores da GM. Nesse período, foi testemunha da instalação da primeira sede, na rua Marechal Deodoro, da chegada das primeiras turmas de concursados, da mudança para o imóvel do castelo Simões Lopes e, depois, para o local atual.

Aposentado desde o dia 5 de janeiro deste ano, confessa que ainda não se acostumou a viver sem o trabalho nas ruas e dentro das viaturas. “Ainda escuto o barulho das sirenes e do rádio chamando a minha viatura. Muitos guardas, assim como eu, têm a Guarda Municipal como segunda família, e eu tenho a maior alegria de fazer parte dessa instituição por mais de 30 anos”, disse. 

Hamilton Farias acompanhou os 33 anos da Guarda Municipal - Foto: Rodrigo Chagas

Novos guardas devem se formar ainda em 2023

A Guarda Municipal de Pelotas é uma das mais antigas do Brasil. Conforme explica a comandante Aires, o crescimento histórico das instituições municipais no Brasil veio com o surgimento do conceito de segurança pública cidadã, que traz a importância da municipalização da segurança pública. Como entes do Município estão o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a GM.

Criada em 9 de fevereiro de 1990 pela Lei 3.284 e regulamentada pelo Decreto 2.661/1990, a corporação desenvolve, atualmente, as patrulhas Maria da Penha e Rural, a Patrulha Urbana, Guarda Patrimonial e Ronda Escolar. Com concursos realizados em 1990, 1991, 2010 e 2017, é esperado, ainda para o mês de março deste ano, o início do Curso de Formação com Habilitação em Arma de Fogo, junto à Polícia Civil, para os 60 novos agentes aprovados no último certame.

Para o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a instituição cumpre, nesses 33 anos, seu papel junto à população. "Com qualificação e capacitação anual, conseguimos manter o alto nível de prestação de serviços, mesmo com pouco efetivo, o que deve melhorar com a chegada dos novos guardas ainda este ano.”

Foto: Rodrigo Chagas

A contribuição na redução dos índices criminais em Pelotas

Participante do Pacto Pelotas pela Paz, política pública da Prefeitura, e de iniciativas como as Operações Integradas, a Guarda Municipal realizou, em 2022, aproximadamente, três mil atividades de policiamento. Foram 13,6 mil ocorrências atendidas, 163 prisões realizadas e 29 veículos recuperados, além de 213 atendimentos de apoio ao Samu e 2,3 mil ações de policiamento escolar. 

“O roubo a pedestre foi um dos indicadores criminais que mais se conseguiu reduzir, em cinco anos do Pacto Pelotas pela Paz, com ações das quais a Guarda Municipal participou ativamente, pautadas em inteligência e prevenção”, ressalta Aires. 

Como entrar em contato com a Guarda Municipal

O telefone de emergência da Guarda Municipal é o 153 ou (53) 3283-7781 durante 24h. O número comercial é (53) 3273-1049 e os e-mails são guarda.gerencia@pelotas.rs.gov.br ou guarda.operacional@pelotas.rs.gov.br. A sede fica localizada na rua Manoel Lucas de Lima, 215, no bairro Três Vendas.

Cerimônia homenageia o aniversário da corporação

A Prefeitura de Pelotas realizou, nesta quinta-feira, ato para comemorar os 33 anos da Guarda Municipal. A cerimônia, no Paço Municipal, foi marcada pela entrega da Moeda Institucional aos servidores que deixaram a ativa. A Moeda, concedida anualmente na data de aniversário da instituição, foi entregue a 48 agentes pelo secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, pela comandante Aires e pelo chefe operacional, Nelson Medeiros.

Fotos: Gustavo Vara

Acompanharam o ato os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e de Cultura, Paulo Pedrozo, os comandantes do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Scherdien, do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, coronel Cláudio Goggia, e da 2ª Companhia Especial de Bombeiro Militar de Pelotas, major Daniel Pierobom, o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio Facin, representando a Polícia Civil, o delegado Félix Rafanhim, o chefe de departamento da Vigilância Sanitária, Sidnei Jorge Júnior, e a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, além de agentes de Trânsito.

Tags

guarda municipal, 33 anos

Carregando 0%
Carregando 0%