
Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos
O Grupo Especializado em Policiamento e Operações com Motos (Gepom) da Guarda Municipal de Pelotas completou seis meses de atuação no reforço da segurança preventiva em áreas de grande circulação da cidade. No período, o grupo realizou 951 patrulhamentos, 204 ações em praças e parques, além de 403 abordagens a pessoas.
As operações também resultaram em 29 prisões e recapturas, 41 abordagens a veículos, 103 ações com foco estratégico e apoio a outros órgãos em 41 ocasiões. Três armas de fogo foram retiradas de circulação pelas equipes.
Segundo o comandante da GM, Iuri Lisboa, o Gepom é formado por guardas municipais altamente treinados para o atendimento de ocorrências com brevidade e precisão. “O Gepom é um grupo especializado que permite presença efetiva em áreas sensíveis e reforça o compromisso com a segurança da população. A utilização das motos facilita o deslocamento, garantindo agilidade no atendimento das ocorrências que entram pelo 153”, afirmou.
Os agentes que integram o Gepom participaram de uma capacitação específica por meio do curso GESCON (Gestão de Conflitos e Atendimento com Motos), realizado na cidade de Novo Hamburgo. Desde então, o grupo mantém treinamentos semanais, como parte do aperfeiçoamento contínuo das técnicas de abordagem e resposta rápida.